Tecnologia Educacional: uma ferramenta a favor do ensino

Uma ferramenta a favor do ensino
Uma ferramenta a favor do ensino

Educação e Pedagogia

02/03/2016

Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google, blogs. Todas essas ferramentas chegaram para mudar a forma como nos comunicamos, nos divertimos, compramos e, claro, aprendemos.

Com tanta informação à disposição, a antiga fórmula “lousa e carteira” tende a ficar cada vez mais obsoleta.

O aluno do século 21 está conectado praticamente 24 horas por dia - sem exagero.   

Segundo dados de pesquisa da Ipsos, alunos com 7 e 18 anos passam, na semana, 5h30 na frente do computador, outras 3h30 em jogos virtuais e 16h30 assistindo televisão. Apenas 2 horas são dedicadas aos livros. Para este estudante, a escola deixou de ser a fonte exclusiva de aprendizado há muito tempo e internet se tornou uma importante aliada na tarefa.

Christian de Lima é um exemplar desta geração. O jovem de 18 anos cursa o primeiro ano de Engenharia e usa a internet como base para os seus estudos. “Faço todas as minhas tarefas com o auxílio do computador. E sempre estou conectado, seja no laptop ou no celular”, conta.

Todos os dias, ele passa de 6 a 8 horas navegando. “A internet é a minha maior fonte de pesquisa. Ela me proporciona informações precisas com maior rapidez”, diz.


Lição para os mestres

Embora esse comportamento seja praticamente padrão para os jovens, muitos professores ainda não sabem como reagir a essa conduta e usá-la a seu favor.

Segundo a pesquisa da Ipsos, 76% dos docentes nunca usou um blog para incentivar os estudos ou fez um podcast como complemento da aula. De acordo com o estudo, este é o tipo atitude necessária para conquistar a chamada geração Y.

É preciso, ainda, que haja colaboração entre professores e alunos, troca de experiências e compartilhamento de ideias - afinal, o monopólio sobre o conhecimento não existe mais em tempos de Google e companhia. 

De acordo com um estudo do Project Tomorrow, organização sem fins lucrativos que conduz projetos de inovação em educação nos Estados Unidos, dois terços dos estudantes do Ensino Médio americano gostariam de usar seus celulares e laptops em sala e a maioria considera as aulas tradicionais chatas e cansativas.

Neste cenário, o e-learning consolida-se cada vez mais como uma alternativa para quem quer aprender de maneira dinâmica, ágil e flexível.

Nós aqui do Portal Educação fazemos a nossa parte para que essa transformação aconteça, oferecendo centenas de cursos sobre os mais variados temas para quem quer aproveitar melhor seu tempo conectado. Confira nosso amplo portfólio de cursos: cursos online. E bons estudos!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93