Braille: Sua origem e a vinda para o Brasil

Hoje, o braile é de fácil leitura
Hoje, o braile é de fácil leitura

Educação e Pedagogia

25/04/2016

O braille tem sua origem com um rapaz chamado Louis Braille que ficou completamente cego após acidentalmente ferir os olhos com uma ferramenta do pai aos 3 anos de idade.

Após alguns anos ele conheceu um homem chamado Charles Barbier que havia desenvolvido uma ‘’escrita noturna’’ para que os soldados pudessem ler mesmo em total escuridão e sem ruídos, porém era muito complexo e foi abandonado. Esse projeto foi então aprimorado por Louise Braille aos 16 anos.

Hoje, o braile é de fácil leitura. Ela se inicia da esquerda para direita, possui sessenta e quatro símbolos em relevo, sendo combinações de pontos em duas colunas de três pontos cada uma.

Ele é utilizado por pessoas com baixa visão ou totalmente cegos. O braille chegou no Brasil onze anos após sua criação pelas mãos de Álvares de Azevedo com a criação do Instituto Menos Cegos que hoje é chamado de Benjamin Constant.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93