Educação para alunos especiais

Esses alunos recebem um acompanhamento diferenciado
Esses alunos recebem um acompanhamento diferenciado

Educação e Pedagogia

16/06/2016

Quase 700 mil crianças com necessidades especiais estão matriculadas em escolas públicas com grade escolar igual a qualquer outra criança, desde junho de 2015 com a uma lei estadual que limita certa quantidade de alunos com necessidades especiais matriculados na escola.

Esses alunos recebem um acompanhamento diferenciado para cada tipo de necessidade. Existem três categorias de necessidades especiais, dependentes, treináveis e educáveis.

Os dependentes não conseguem comer ou cuidador da higiene sozinhos. Eles sobrevivem apenas com os cuidados de outra pessoa, sendo indispensável supervisão 24 horas desse indivíduo. Os treináveis, geralmente já estudaram em escolas especiais e sabem fazer certas tarefas, necessitando apenas de supervisão. Os educáveis são alunos que conseguem se comunicar com facilidade, podendo chegar à vida adulta com habilidades e adaptação social.

O professor de alunos com necessidades especiais elabora atividades para as aulas conforme conteúdo distribuído pela escola. Ele aplica provas, elaboras trabalhos e tira dúvidas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93