Experimento: Gaiola de Faraday

Blindagem eletrostática.
Blindagem eletrostática.

Educação e Pedagogia

14/09/2015

Um corpo condutor ao ser eletrizado, adquiri excesso de cargas elétricas, essas irão se distribuir pela superfície, sendo um condutor maciço ou esférico, assim, o campo elétrico no interior do corpo será nulo. Chamamos este acontecimento de blindagem eletrostática.

Faraday corroborava suas ideias através de experimentos e para comprovar o campo elétrico nulo no interior de condutores construiu uma gaiola metálica, além de permanecer em seu interior levou consigo detectores de cargas elétricas como pêndulos eletrostáticos e eletroscópio de folhas.

Assim, ao eletrizar a gaiola não houve manifestação elétrica nenhuma, uma vez que também Faraday não recebeu nenhuma descarga elétrica. Porém, se ele tivesse encostado-se à gaiola eletrizada poderia ter levado uma descarga elétrica ocasionando grandes consequências.

O pêndulo elétrico é o aparelho mais simples utilizado para detectar se um corpo está eletrizado ou não, ele é constituído de um suporte, no qual é fixado uma haste que tem uma esfera condutora leve suspensa por um fio isolante.

Inicialmente a esfera está neutra, ao chegarmos perto com um objeto estando eletrizado ocorrerá à atração dos corpos, se o corpo estiver neutro não se moverá. Logo, ao eletrizar a gaiola de Faraday, ele não detectou nenhuma manifestação elétrica.

Após estes estudos podemos citar vários exemplos da gaiola de Faraday existentes no nosso cotidiano. O micro-ondas é um exemplo, porém sua blindagem ocorre com as ondas eletromagnéticas, o seu interior é como uma gaiola de Faraday, pois não deixa escapar micro-ondas (um tipo de ondas eletromagnéticas) para o ambiente. Observe que na porta do aparelho há uma placa de vidro e esta tem uma tela condutora.

O carro também é um bom exemplo de gaiola de Faraday, por isso, quando começar uma tempestade e você estiver dentro de um carro, não se preocupe em sair dele, fique calmo e espere a chuva passar. Pois se ocorrer uma descarga elétrica você não se machucará.

O princípio da gaiola de Faraday também pode ser utilizado na proteção de edifícios e análogo ao para-raios. A diferença entre eles é que a descarga elétrica sobre a gaiola será distribuída em pontos diferentes.


Vamos realizar um experimento?

Para testarmos a blindagem eletrostática pela gaiola de Faraday vamos precisar de um pedaço de papel alumínio, dois celulares ou um rádio à pilha.

Sintonize o rádio para ouvir uma música, após embrulhe-o com o papel alumínio, você irá observar que a rádio sintonizada sairá do ar, mas quando desembrulhar voltará ao normal. Com o celular acontece à mesma coisa, ao embrulhá-lo no papel alumínio, ele ficará fora de área. Para testar se ele está fora de área ligue para o mesmo com o outro aparelho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93