O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais
de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos
livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.
Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional
passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível
Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável,
destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se,
qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em <http://faq.edunet.sp.gov.br/
A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito
de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, o Portal Educação age
conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática
é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino
será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de
aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.
São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº
5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º,
§ 3º) de 7 de outubro de 1999.
O certificado tem validade para fins curriculares
e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando
a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos
novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou
de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
Ao realizar sua matrícula, você informa seus dados pessoais, e-mail e senha de acesso
à sala de aula virtual. Na data de início do seu curso, com o pagamento já realizado,
acesse o site para efetuar login, digitando seu e-mail ou CPF e senha previamente cadastrados.
Posteriormente, você será redirecionado para o "Meu espaço". No menu "Sala de Aula"
estarão todos os seus cursos.
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem - é o ambiente privativo onde você acessará
todos os recursos disponíveis em sua sala de aula virtual. A mesma ficará aberta
por um período de 30 dias (trinta dias) para os cursos de 20, 40, 60 e 80 horas
e 60 dias (sessenta dias) para os cursos de 100 e 130 horas, a contar da data de
abertura de seu curso. A Pós-Graduação terá sua sala aberta durante o período do
curso, que irá variar de acordo com a carga horária proposta.
Existem duas formas de estudar o conteúdo:
- On-line: Você faz o curso conectado à internet, através do LMS do Portal Educação
(Learning Management System);
- Off-line: Você faz o download ou impressão do material do curso e pode estudar
sem estar conectado à internet.
Obs.: Mantenha a caixa de entrada de seu e-mail sempre vazia, principalmente
se o seu e-mail for de um portal gratuito (ex.: Bol, Yahoo, Hotmail entre outros),
visto que estes suportam certa quantidade de e-mails em suas caixas de entrada,
ao ultrapassar o limite máximo eles não aceitarão as mensagens novas, isto fará
que você não receba nossas mensagens.
Acesse a página recuperar senha e digite seu e-mail de cadastro. Uma senha aleatória será enviada para o seu e-mail, utilize-a para logar no Portal Educação.
O Sistema de Ensino do Portal Educação tem como principal finalidade contribuir
de forma ética e eficaz para o aprendizado com qualidade da pessoa humana, oferecendo
cursos (livres) via internet, favorecendo uma aprendizagem de qualidade por meio
da Educação a Distância.
Conheça nossa proposta pedagógica. Clique aqui.
Sim. Os cursos de 20h, 40h, 60h,80h e 100h possuem uma Avaliação Online, que deverá
ser respondida dentro da sala de aula virtual em até 60 (sessenta) minutos. Se não
respondê-la no prazo estipulado, a mesma será invalidada. A avaliação é composta
de 10 (dez) questões e apenas os alunos que obtiverem desempenho igual ou superior
a 60% (sessenta por cento) serão aprovados para receber o certificado.
Os cursos de 130h terão, além da Avaliação Online, uma Atividade Descritiva, que
deverá ser realizada em um arquivo tipo word ou pdf e postada na sala de aula virtual.
O tema é relacionado a um estudo de caso.
Para a nota final, será realizada uma média entre a Avaliação Online e a Atividade
Descritiva.
O aluno tem até a data de término oficial de seu curso para estudar os módulos,
responder à Avaliação Online e à Atividade Descritiva. Em caso de reprovação por
nota ou por tempo, o aluno poderá se rematricular no curso por uma taxa administrativa
de apenas 30% do valor do curso, estudar novamente os módulos e refazer a Avaliação
Online.
Caso o curso ainda não tenha iniciado, será cobrada uma taxa administrativa de R$ 7,00 (sete) reais por curso cancelado, referentes às taxas bancárias de quitação de boleto ou de cartão de crédito, uma vez que estas taxas são cobradas no ato de pagamento da inscrição.
Em caso de desistência após o curso ter sido iniciado, em hipótese alguma haverá devolução do valor pago pelo curso, devido ao pelo fato de que o aluno já teve acesso aos serviços oferecidos e prestados e a todo o material didático e recursos disponíveis, além da tutoria de acompanhamento.
Clique aqui para ver a Política de Troca e Devolução.
As videoconferências são previamente agendadas por meio de enquete interativa disponível
na sala de aula virtual, no guia "Meu Espaço".
Temos dois tipos de videoconferência: de Tema Geral e Aberto e
de Temas Específicos. As de Temas Abertos são de livre acesso a
todos os participantes dos cursos, como a videoconferência de apresentação. As de
Temas Específicos são somente para os cursos com mais de 50 (cinqüenta) participantes,
pois a transmissão se torna inviável para cursos com menor número de alunos.
Os cursos com carga horária de 100h terão uma videoconferência específica e os cursos
com carga horária de 130h terão duas, independente do número de participantes.
Os cursos do Portal Educação são acessíveis por qualquer computador, sendo necessária apenas conexão com internet discada ou banda larga e um navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc). Os materiais podem ser baixados para posterior impressão ou leitura off-line.
1° Acesse o site do Portal Educação,
2° Na parte superior esquerda da tela, fala login com seu e-mail e senha, cadastrados
durante a matrícula;
3° Clique no item "Sala de Aula" e encontre o curso que realizou a matrícula - ao
lado terá a opção [ENTRAR];
4° PRONTO! Uma nova janela exibirá todos os recursos do nosso AVA 2.0 para sua interação
e aprendizado com o curso.
O Portal Educação é formado por mais de 20 sites associados, que objetivam criar
um ambiente diferenciado para cada uma de nossas áreas do conhecimento.
Atuando desde 2001, o Portal Educação já ganhou mais de 30 prêmios e reconhecimentos relacionados ao ensino a distância.
Trabalhamos com
centenas de cursos
livres e de atualização
e já treinamos e capacitamos milhares de
pessoas no Brasil e no exterior, estando presente em mais de 65 países.
Além disto tudo, você pode ver página da e-Bit como nossos clientes avaliam o Portal
Educação: clique aqui. A e-Bit avalia a qualidade dos serviços de internet segundo
pesquisas dos consumidores.
Ou ainda acessar nossas matérias e artigos publicados pela mídia: .
clique aqui
Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Teremos prazer em lhe atender bem.
Sua sala de aula possui uma sessão interna de dúvidas, seja para com a Tutoria ou
com o ambiente AVA 2.0. Desta forma, suas perguntas serão respondidas por seus tutores,
diretamente em seu e-mail.
Para entrar em contato com seu tutor, colocamos à disposição o item "Tutoria" no
AVA 2.0, onde a resposta ocorre normalmente em até 03 (três) dias úteis, devido
ao grande número de respostas com que os tutores lidam. Para receber sua resposta,
é importante manter a caixa de entrada de seu e-mail sempre vazia e organizada,
principalmente se o seu e-mail for de um portal gratuito, visto que estes podem
ter um limite na quantidade de e-mails na caixa de entrada e, ao ultrapassar este
limite, mensagens novas podem não ser recebidas.
Caso ainda não seja nosso aluno e queira entrar em contato conosco, acesse a página Fale Conosco e escolha o melhor meio de comunicação
para você. Temos um 0800 e atendimento online 24h por dia, uma ouvidoria para suas
dúvidas, sugestões ou reclamações e um e-mail de atendimento, caso prefira.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93