Estresse e Burnout

O estresse é uma reação do organismo
O estresse é uma reação do organismo

Psicologia

20/01/2012

O estresse é uma reação do organismo psicológicos, físicos, mentais e hormonais que acontece quando devido a necessidade de adaptação a uma situação significativa; sendo que essa situação pode ter sentido negativo ou positivo.

Quando o estresse é positivo o organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, nos ajudando a produzir mais e sermos criativos. Como não se consegue ficar assim por muito tempo, o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.

Já o estresse negativo é o estresse em excesso e acontece quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica sem nutrientes e com a energia mental reduzida.

Produtividade e capacidade para o trabalho são prejudicados e a qualidade de vida sofre danos, sendo que posteriormente a pessoa venha a adoecer. As consequências do estresse excessivo podem ser: gastrite (mais tarde úlcera), problemas de pele (herpes, dermatites, urticária, psoríase e vitiligo), envelhecimento precoce, depressão, ansiedade, dificuldades sexuais, entre outros.

Quando ocorre depois de muito estresse é que chega a última fase de estresse: fase de exaustão. Com isso, aparece a síndrome de Burnout, porque entramos em algo que deixou de funcionar por exaustão de energia.
Burnout é um estado relacionado com experiências de esgotamento, decepção e perda do interesse pelo trabalho, surgindo em profissionais que trabalham diretamente com pessoas na prestação de serviços uma desmotivação desse contato diário no trabalho.

Este estado de esgotamento vivido pelo indivíduo com síndrome de Burnout resulta da persistência de expectativas inalcançáveis. Identificamos também Burnout em um estado de extremo esgotamento de recursos, resultante de uma exposição crônica ao estresse laboral.

Sua ocorrência se vincula a processos de diminuição das funções individuais, mal-estar físico, depressão, ansiedade, dificuldade nas relações interpessoais, aumento no uso de drogas, déficit no desempenho do trabalho, aumento do absenteísmo (falta ao trabalho), da rotatividade do quadro de funcionários, bem como intenção de desistir ou diminuição do comprometimento organizacional.

É um transtorno adaptativo crônico com ansiedade como resultado da interação do trabalho ou situação de trabalho. Apresenta nas pessoas submetidas a más condições no ambiente de trabalho, estando a um estresse prolongado não permitindo adaptar-se ao ambiente. Surge quando o profissional vê frustradas suas expectativas de modificar a situação na empresa.

Com isso, a pessoa deve procurar acompanhamento psicológico e as instituições ou empresas devem ter assessoramento do psicólogo para que a qualidade de vida de seus funcionários, ocorram com eficiência.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eliane Subtil Marcal

por Eliane Subtil Marcal

Psicóloga e Pedagoga, mest. Educação, espec. Educação especial - DM, Atuou Penitenciária Londrina, consultório particular enfase clínica, psicanálise, hipnoterapia, psicopedagogia, familiar, jurídica, judicial, trânsito, burnout, bullyng, sexualidade, depressão, TOC, livros 2011: "A VIDA ALÉM DAS GRADES"; e 2012: "LIVRO DOS ARTIGOS: Psicologia e Sexualidade". site: marcalegaeti.com.br

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93