A arte é uma manifestação humana criada com a essência e inspiração de seu momento
Psicologia
27/01/2012
Pirâmides egípcias, escorregadores gigantes, cestos de vime, grafite, pintura abstrata, esculturas gregas, urinol... Tudo isso é arte? Quem diz o que é arte e o que não é? Arte grega, arte contemporânea, artesanato, arte popular, arte moderna, arte abstrata... inúmeros tipos de expressão, que foram evoluindo durante os tempos e hoje fazem parte de nosso cotidiano.
Quando se busca uma definição de “arte”, normalmente o que encontramos é um conceito que trata a arte como uma criação humana com valores estéticos, tais como: beleza, equilíbrio e harmonia. Entretanto, a arte também tem o poder de vir acrescida de emoções, história, sentimentos e cultura.
Uma das principais características da arte é permitir que o objeto artístico fale por meio da nossa imaginação. Assim, não existe arte original e arte falsificada. Não há mentira ou verdade em arte, isso porque a arte não tem por objetivo mostrar a realidade como ela é, mas como o artista deseja que seja. Portanto, desse conceito nascem os vários tipos de arte.
A produção artística faz parte de uma necessidade primária do ser humano. O homem vê a arte como meio de viver melhor; usa-a para divulgar suas crenças ou explorar novas formas de olhar e interpretar o mundo utilizando sua criatividade e imaginação.
De acordo com Chauí (2000) as transformações sofridas pelas artes (passando do caráter religioso à autonomia da expressão da criatividade) foram de dois tipos. Em primeiro lugar, mudanças nos estilos artísticos, passando desde o clássico até o surrealismo. Destacando-se as descobertas de novos procedimentos, materiais e técnicas que levam a uma concepção do objeto artístico. Em segundo lugar aparece a determinação social da atividade artística (sua finalidade), para que ou para quem era desenvolvida.
Aprofundando um pouco mais a ideia, vemos que, no mundo atual, a função da arte e o seu valor não estão em copiar a realidade, mas sim na representação simbólica que um artista faz do mundo humano.
Portanto, a arte também é uma das maneiras pela qual o ser humano atribui sentido à realidade que o cerca, e uma forma de orientação que transforma a experiência em objeto de conhecimento, com valor simbólico.
O homem criou utensílios para facilitar o seu trabalho, como as ferramentas para cavar a terra e os talheres para a cozinha, a roda para movimentar-se. E a arte aparece neste sentido para que o mundo saiba o que ele pensa, para divulgar as suas crenças e as dos outros, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e perceber objetos e cenas.
A arte, principalmente a arte contemporânea, busca a desestabilização das verdades originárias, a ruptura com os princípios bem-instalados, destruindo as evidências imediatas e atordoando as mentes com questões como a da realidade e sua representação.
A arte é uma manifestação humana criada com a essência e inspiração de seu momento, isto é, das circunstâncias e situações moldadas pelas referências simbólicas da cultura. A arte pode ser entendida como um dos modos simbólicos de que o ser humano se utiliza para atribuir significados ao mundo, mostrando por meio de um objeto as possibilidades do real. A arte fala à imaginação e, por isso, sua compreensão exige sensibilidade treinada, disponibilidade e conhecimento de história geral e de história da arte.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93