Transtornos de Personalidade

Transtornos de Personalidade
Transtornos de Personalidade

Psicologia

14/02/2012

A personalidade é o conjunto de traços e características que determinam os padrões de pensar, sentir e agir do individuo, constituindo os traços emocionais e de comportamento. Pode-se dizer que é o “jeitão de ser” da pessoa e o modo de sentir e lidar com as emoções e experiências. Um transtorno de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis, rígidos e mal ajustados,  causando prejuízo e comprometimento na vida do individuo.

Cabe salientar que todas as pessoas apresentam traços de personalidade, sendo bem comum a identificação destas perante cada transtorno específico. O que difere as pessoas que tem apenas traços, das pessoas com o transtorno é a intensidade, frequência e rigidez das características que podem gerar prejuízo e comprometimento em diferentes esferas da vida.

Geralmente as pessoas com transtornos de personalidade são pouco motivadas para o tratamento, uma vez que não percebem ou não acreditam na necessidade de mudança. Frequentemente estes indivíduos vivenciam dificuldades em suas relações seja no âmbito afetivo, social ou profissional e algumas vezes, são aconselhados ao tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. Os transtornos de personalidade se estruturam no início da idade adulta e permanece pela vida toda se não tratados.
As causas destes transtornos geralmente são múltiplas e se relacionam com tendências inatas (fatores genéticos e hereditários)  e com as vivências da infância e adolescência.
O tratamento desses transtornos é bastante difícil e demorado, pois em se tratando de mudanças de caráter, o indivíduo terá de mudar o seu próprio “jeito de ser”, sentir, perceber, pensar e agir para que o tratamento seja efetivo.

Transtorno de Personalidade Paranoide

Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade, interpretando ações ou observações dos outros como ataques e ameaças.  Muitas vezes são ciumentos e alimentam desconfianças  em seus relacionamentos na esfera afetiva, profissional e social.

Transtorno de Personalidade Esquizoide

Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, optando por atividades solitárias.  Apresentam pouco ou nenhum interesse em relacionamentos sexuais. Ausência de vida social, amizades e lazer. São pessoas que não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.


Transtorno de Personalidade Esquizotípica
É um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por distorções cognitivas ou perceptivas (interpretação incorreta da realidade com significado próprio), experiências ilusórias e alucinatórias, discurso vago, desconexo e extravagante, ausência de amigos, ansiedade social e comportamento excêntrico. São percebidos como estranhos e frequentemente estabelecem formas de interação social inadequada.

Transtorno de Personalidade Borderline
Indivíduos instáveis e impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono e a rejeição (incluindo tentativas de suicídio), descontrole emocional e crises de raiva. Desconsidera rapidamente as qualidades atribuídas ao outro, perante recusas e frustrações. É um transtorno caracterizado pela instabilidade afetiva e emocional, comportamentos envolvendo manipulação, chantagem e sentimentos crônicos de vazio. São percebidos pelo outro como rebeldes, problemáticos, geniosos ou temperamentais. Os padrões de relacionamentos estabelecidos são intensos e instáveis, caracterizados por idealização e desvalorização, amor e ódio.

Frequentemente este transtorno é confundido com depressão, transtorno bipolar, psicopatia, entre outros transtornos. Trata-se de um  transtorno que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida, causando prejuízos graves e significativos a si mesmo e aos outros.

Transtorno de Personalidade Narcisista
Indivíduos que se julgam grandiosos e com necessidade de admiração.  Acreditam serem especiais, atribuindo a si mesmo importância excessiva.  Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Alimentam fantasias de amor perfeito (adoração completa), além de sucesso, fama, poder e beleza. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor. Tendências a sentimentos de raiva aparentemente sem razão e  frieza emocional com o outro como forma de punição ou para dar pistas de que não precisa dele. Rumina constantemente sentimentos de inferioridade, vergonha e vazio interior.

Transtorno de Personalidade Antissocial

Indivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. São impulsivos, procuram obter vantagens sobre os outros, enganam e fazem uso da mentira. São irritados, agressivos e com total ausência de remorsos. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.

Transtorno de Personalidade Histriônica

Imaturidade emocional, necessidade de constante  atenção (sentindo-se mal quando não são o centro das atenções) e dependência de elogios e aprovações do outro. São sedutores, exagerados, dramáticos com a tendência de chamar atenção para si, controlando as pessoas e circunstâncias para alcance de seus objetivos. Tentam impressionar aos outros e interpretam os relacionamentos mais íntimos do que realmente representam.

São indivíduos com profundos sentimentos de aborrecimento e tristeza  quando ignorados, excluídos, rejeitados ou abandonados e ficam mal humorados facilmente se percebem que as pessoas não o responderam positivamente. Além disso, eles tendem a entreter as pessoas para  estas não notarem seus pontos fracos e acreditam que animando, divertindo ou ajudando os outros receberão atenção. Cansam ou enjoam facilmente do outro em virtude das oscilações e instabilidades frequentes de humor, emoções e opiniões.  Facilmente de um humor animado, decaem ao choro, mau humor e depressão, bem como tendem ao estresse e ataques de fúria, descontrole e irritabilidade. Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiva
Indivíduos com constante sentimento de dúvidas, preocupados com organização, eficiência,  perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, cautela, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho e preocupação exagerada com a produtividade, gerando dificuldades nos relacionamentos interpessoais.  Apresentam dificuldades em delegar tarefas. O perfeccionismo pode interferir na conclusão das atividades, gerando alto nível de ansiedade. O transtorno pode ser acompanhado de pensamentos intrusivos e repetitivos, com ou sem comportamento consequente.

Transtorno de Personalidade Esquiva
É caracterizado por um padrão de inibição social (timidez excessiva),  sentimentos de incapacidade, sensibilidade extrema a críticas e repreensões, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outras pessoas, devido ao medo de serem ridicularizados, humilhados ou desprezados.  São indivíduos que com frequência, mostram-se solitários. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades.

Transtorno de Personalidade Dependente

É um transtorno caracterizado pela dependência física e afetiva de outras pessoas. São  indivíduos submissos com a necessidade de cuidados, proteção e amparo. Apresentam dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam e não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos e evitam a solidão devido aos temores relacionados a incapacidade de cuidar de si mesmo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Vanessa Ebeling

por Vanessa Ebeling

Psicóloga Clinica - Especialização em Psicoterapia de Técnicas Integradas pelo Instituto Fernando Pessoa ( em curso ) . Experiência na área hospitalar com pacientes oncológicos e pediátricos. Experiência clinica com dependentes químicos e pacientes em situação de crise. Atuação clinica em consultório particular: atendimento individual, familiar e casal. Grupos educativos e terapêuticos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93