CFP - Conselho Federal de Psicologia

Conselho Federal de Psicologia
Conselho Federal de Psicologia

Psicologia

16/03/2012

Como acontece com todas as categorias profissionais, a psicologia também possui seu órgão fiscalizador denominado CFP (Conselho Federal de Psicologia). O CFP é denominado uma autarquia de direito público, cujo objetivo é orientar, fiscalizar e disciplinar a atuação dos psicólogos brasileiros, zelando pela ética e contribuindo pelo desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão.


Para conhecer melhor sobre a criação deste conselho e demais conselhos regionais de psicologia é importante que conheçamos a Lei nº 5.766. Esta lei define que os conselhos são de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.


A referida lei abrange também questões referentes a eleições, assim como atribuições e funções dos membros que fazem parte do conselho. É importante esclarecermos que todos os psicólogos precisam estar inscritos no Conselho Regional de Psicologia para que possam atuar na profissão dentro dos preceitos legais e éticos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Denise Marcon Gazal

por Denise Marcon Gazal

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93