17/08/2012
Estudos comunitários revelam uma prevalência durante a vida do Transtorno de Estresse Pós-Traumático variando de 1 a 14%, estando à variabilidade relacionada aos métodos de determinação e à população amostrada. Estudos de indivíduos de risco (por exemplo, veteranos de guerra, vítimas de erupções vulcânicas ou violência criminal) cederam taxas de prevalência variando de 3 a 58% (APA, 1994).
- ETIOLOGIA
• Teoria Biológica das Emoções;
• Sistema Límbico;
• Neurofisiologia e Comportamento Humano: medo e ansiedade.
- QUADRO CLÍNICO
O estado de ansiedade caracteriza-se por sensações psíquicas características, acompanhadas de diversas manifestações orgânicas. Do ponto de vista psíquico, a principal manifestação de ansiedade é descrita como uma sensação inespecífica, vaga, da existência de algum tipo de ameaça ao nosso bem-estar. A inquietante sensação de que “algo está para acontecer” tanto pode estar ligada a situações a serem enfrentadas no dia-a-dia, como à véspera de uma prova, um novo emprego, uma mudança de casa, uma viagem, quanto pode ocorrer sem nenhuma causa objetiva aparente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93