17/08/2012
É definida como um persistente e significativo medo de situações sociais ou do desempenho social. Para crianças, deve-se levar em conta a competência relativa à fase do desenvolvimento, onde a fobia social nestas pode se expressar pelos mesmos sintomas de ansiedade, isto é, choro, paralisia, “chilique”, etc. Essas crianças geralmente evitam ir à lousa em sala de aula, ou mesmo responder questões que lhes são dirigidas pela professora. Evitam brincar em grupo, e por vezes não conseguirem ir ao banheiro da escola com medo que os outros a vejam.
Medo de ser exposto à observação atenta de outrem e que leva a evitar situações sociais. As fobias sociais graves se acompanham habitualmente de uma perda da autoestima e de um medo de ser criticado. As fobias sociais podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para um ataque de pânico (OMS, 1993).
A prevalência, assim como o quadro de fobia social na infância, é pouco conhecida. Um estudo realizado com aproximadamente mil adolescentes pontuou uma prevalência de 11% de fobia social (FEEHAN, 1994). A maioria do conhecimento decorre de estudos retrospectivos de adultos com fobia social. Geralmente, o início da fobia social não ocorre antes da puberdade (HERSOV, 1985), sendo mais frequente após a segunda metade da adolescência (SOLYOM, 1986), e mais prevalente em meninos (COSTELLO, 1989). Um ponto importante na fobia social é que esse transtorno, embora raramente incapacitante, tem uma evolução crônica e com alto índice de comorbidade, inclusive para abuso de substâncias (HOVENS, 1994).
Apesar dos escassos estudos, evidências sugerem que os mesmos mecanismos de defesa estariam presentes, tanto nos quadros de fobia social em crianças, como em adultos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93