Metafísica X Sofrimento
Nada mais oportuno para o homem do que sofrer. O sofrimento, seja ele qual for, é o que faz o homem aumentar sua abstração e buscar o conhecimento, a solução para a sua dor. A virtude do homem não está no sofrimento em si, mas como ele o carrega em sua vida.
Sofrer é inerente ao homem, mas a intensidade do mesmo depende do grau de esclarecimento que o ser atingiu. Ora, se a dor da vida é inevitável, qual será o sucesso de vencê-la se o ser que a possui somente reclama? O único caminho que salva a alma do "sofrimento imaginário" é exatamente começar a buscar o "porque" das suas dores.
Se o sofrimento está em um ponto crítico, significa que algo está errado com as próprias concepções da vida. A mais comum tem cunho religioso, mas a forma de se livrar do embaraço, é o conhecimento profundo do seu flagelo, não se prendendo apenas em "causa e efeito". Tudo que observamos, julgamos segundo as nossas representações. Este é o problema, porque a representação que temos de algo depende da mente. Somos prisioneiros de nossas mentes.
Segundo a lógica, é possível desatar esse nó, suponhamos que a mente pode ser controlada pelo próprio indivíduo, seguindo o caminho da negação ou condicionando a mente. Tudo o que citei, pode ser alcançado com uma introspecção que cada ser pode fazer, analisando a mente. Resta dizer que isto não é fácil e as vezes perigoso, porque necessita preparo e uma estratégia de como adquirir tal especialidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Tiago Moreira
Comecei meus estudos em astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente estou dedicando nas áreas de publicações de livros e tecnologia da informação. Sou escritor de filosofia de vida e auto-ajuda.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93