O transtorno bipolar de humor (TBH) está associado aos TA
Psicologia
09/10/2012
A associação entre TA e depressão está bem estabelecida na literatura. As prevalências de depressão (no sentido amplo: sintoma, síndrome e transtorno) são mais altas em todos os tipos de TA – anorexia nervosa, bulimia nervosa – do que na população em geral, sendo que parece ser mais elevada entre as amostras com diagnósticos “duplos”, ou seja, AN e BN ou BN com história prévia de NA.
Sintomas depressivos são extremamente frequentes nos sujeitos com TA, e sua prevalência pode chegar a 98% na AN. Embora menos frequente que sintomas depressivos isolados, o diagnóstico clínico de depressão maior é significativamente mais frequente na população com TA que na população em geral.
O transtorno bipolar de humor (TBH) está associado aos TA, notadamente à BN, com prevalência de 2 a 12%. Não se observa essa associação nas amostras de pacientes com AN.
Há uma importante co-agregação familiar entre os TA e os transtornos de humor, o que aumenta as evidencias reforçando a hipótese de que ambos os tipos de transtorno apresentam fatores etiológicos genéticos em comum.
Existem algumas hipóteses que procuram explicar a relação dos TA com os transtornos de humor. Uma delas é a de que a desnutrição e o padrão alimentar caótico poderiam explicar a maior parte dos sintomas de humor (especialmente sintomas depressivos) em pacientes com TA. Há também uma relação direta da sintomatologia depressiva com a presença ou não do TA em atividade, observando-se uma menor co-ocorrência de sintomas depressivos em pacientes em remissão do que em pacientes com TA ativo, independentemente do subtipo de TA.
Outra hipótese que procura explicar a associação entre TA e sintomas depressivos é a de que ambos seriam parte de uma mesma síndrome.
Apesar dessas evidências, ainda não há confirmação de que a relação entre TA e transtornos de humor seja explicada somente pelo fator nutricional.
Enquanto há uma ideia geral de que a desnutrição e suas complicações clínicas seriam a causa mais frequente de morte no curso dos TA (notadamente na AN), uma metanálise mostra que o suicídio é a causa mais frequente de morte em pacientes anoréxicos, com prevalências variando de 1,8 a 7,3%. Os principais fatores de risco para tentativas de suicídio entre os pacientes com AN são: tipo purgativo, doença alimentar crônica, baixo índice de massa corporal (IMC), sintomas obsessivos, abuso de drogas e depressão maior.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93