Lesões Esportivas

Os atletas devem aprender a diferenciar o desconforto normal da lesão
Os atletas devem aprender a diferenciar o desconforto normal da lesão

Psicologia

02/01/2013

Os fatores psicológicos influenciam a incidência de lesões, as respostas à lesão e a recuperação de lesões. Os profissionais em nosso campo devem estar preparados para iniciar práticas de ensino e treinamentos que ajudem a prevenir o início de lesões, auxiliar no processo de controle da lesão quando elas ocorrerem e oferecer ambientes psicológicos de apoio para facilitar a recuperação da lesão (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).


Fatores psicológicos, incluindo estresse e certas atitudes, podem predispor atletas e praticantes de exercícios a lesões. Os profissionais da ciência do esporte e exercício devem reconhecer condições prévias, especialmente, estressores de vida significativos, em indivíduos que têm baixas habilidades de controle e pouco apoio social (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).


Quando forem identificados altos níveis de estresse, procedimentos de controle do estresse devem ser implementados e os regimes de treinamento, ajustados. Os atletas devem aprender a diferenciar entre o desconforto normal do treinamento e a dor causada por uma lesão. Eles devem entender que uma atitude “sem dor, sem ganho” pode predispor à lesão (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).


Atletas e praticantes de exercícios lesionados exibem várias reações psicológicas, normalmente enquadradas em três categorias: processamento de informação relevante à lesão, revolução emocional e comportamento reativo e perspectiva e controle positivos. Medo e ansiedade aumentados, confiança diminuída e declínios no desempenho também ocorrem comumente em atletas lesionados (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).


Se você trabalha com um atleta ou praticante de exercício lesionado, esteja alerta para sinais de advertência de mau ajustamento a uma lesão. Estes incluem sentimentos de raiva e confusão, obsessão com a questão de quando a pessoa poderá voltar a jogar, negação, como “a lesão não é grande coisa”, repetidamente voltar a praticar exercícios muito cedo e sofrer nova lesão, orgulho exagerado das realizações, insistir em queixas físicas menores, culpa por desapontar o time, afastamento de pessoas significativas, rápidas mudanças de humor e declarações indicando que não importa o que seja feito, a recuperação nunca irá ocorrer (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).


As bases psicológicas da reabilitação de lesões incluem desenvolver contato com o indivíduo lesionado; instruí-lo sobre a natureza da lesão e do processo de recuperação; ensinar habilidades psicológicas específicas de controle, como estabelecimento de metas, técnicas de relaxamento e mentalizações; prepará-lo para lidar com retrocessos na reabilitação; e incentivar apoio social. Os próprios atletas também têm feito recomendações específicas para controle de lesão que são úteis para outros atletas lesionados, técnicos e profissionais de medicina esportiva (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).

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