Liderança e Comunicação

Cada atleta atendido é um ser diferente
Cada atleta atendido é um ser diferente

Psicologia

02/01/2013

Liderança e comunicação visam analisar o processo de interação entre o treinador e o atleta. Se efetivas em diferentes modalidades esportivas, faixas etárias, níveis de rendimento e em ambos os gêneros. Assim, busca-se otimizar a relação treinador-atleta e, consequentemente o desempenho e a satisfação dos atletas.


Todas as pessoas que trabalham diretamente com o público estão sujeitas a se relacionar com diferentes personalidades.


Neste sentido cada ser é único e exclusivo. Essas diferenças individuais permitem ampliar conhecimentos, melhorar e/ou piorar a maneira de agir, dependendo da situação. Vale ressaltar, que também podem ocorrer divergências, conflitos, por causa das posições antagônicas (antagônico = oposto, contrário). Essas divergências são inevitáveis e necessárias à vida em grupo, pois aprendemos a aceitar a opinião do outro e também crescemos.


Considerando que todas as pessoas diferem entre si, cada atleta atendido é um ser diferente, com personalidade diferente e deve ser tratado como tal.


A comunicação pode ser entendida como uma “troca”de ideias, sentimentos ou experiências, entre os indivíduos. É o elo entre as pessoas.


Tipos de comunicação: Verbal e Não verbal ou corporal.


Para que se estabeleça a comunicação é necessária a existência de quatro elementos básicos:

*A via/meio (fala, gesto, cartaz, telefone, etc.)
*O emissor.
*O receptor.
*A mensagem.


Para a comunicação atingir os objetivos, devemos considerar alguns cuidados:

Para transmissão: >objetivo, >paciência, >clareza no que vai falar, >adaptar sua linguagem a da pessoa, >observar a linguagem verbal e não verbal, >via/meio adequado.


Para recepção: >atenção, >disposição, >escutar, >refletir e expor o seu ponto de vista, >anotar pontos básicos se necessário, >respeitar as colocações dos outros, não somos donos da verdade.


Liderar significa dirigir e influenciar as pessoas para que realizem adequadamente as tarefas dentro de uma organização/empresa.

O verdadeiro líder SABE. Ele sabe de si, conhece seus limites, onde quer/precisa chegar e como conduzir recursos, humanos ou materiais, para alcançar suas metas. Ele: Mobiliza esforços; Atribui responsabilidades; Delega funções; Incentiva Motivação; Ouve; Debate; Compartilha objetivos; Informa; Demonstra sua segurança; É comprometido e envolvido com os resultados; Reconhece o bom trabalho de cada indivíduo e da equipe; Transforma grupos de pessoas em equipes, com metas e resultados. Dessa maneira ele consegue dar uma direção produtiva ao conjunto de habilidades que são encontradas numa reunião de pessoas dispostas a um trabalho.


Estilos de liderança:
- Autocrática – aquele que é autoritário, não aceita opiniões;
- Democrática – aquele que compartilha ideias com a equipe;
- Paternalista – aquele que lida com a equipe utilizando tratamento familiar.


Dentro do esporte competitivo infanto-juvenil, o resultado mais desejado deveria sempre ser a continuidade no processo de treinamento daqueles que o iniciaram. Assim sendo, ser campeão ou estar em primeiro lugar, apesar de representar performance, pode não indicar o sucesso do processo dentro do esporte para jovens. Torres (1998) e Tourinho Filho & Rocha (1999) alertar para o grande número de atletas que desistem de praticar um esporte formal devido principalmente a ausência de diversão e a cobrança exacerbada por resultados imediatos vindas principalmente de seus técnicos.


Deve-se lembrar de que a razão vitórias/derrotas não é apontada pela literatura com um bom índice de efetividade organizacional de técnicos esportivos (Chelladurai & Riemer, 1997; Courneya & Chelladurai, 1991), apesar de ser naturalmente um bom índice de performance. Pesquisadores já começaram a associar a efetividade organizacional dos líderes de equipes esportivas – os técnicos – à “satisfação” dos atletas (Riemer & Chelladurai, 1995; Riemer & Chelladurai, 1998).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93