Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC pode ser ligado a qualquer situação, como a limpeza
O TOC pode ser ligado a qualquer situação, como a limpeza

Psicologia

25/02/2013

Até os anos de 1980, o transtorno obsessivo-compulsivo era tido como raro. Hoje, sabemos que ele é muito comum. A obsessão é um pensamento, sentimento, ideia ou sensação que invade a mente.

A compulsão é um comportamento consciente (a pessoa percebe o caráter irracional) e recorrente de checar, verificar e contar. Este transtorno é incapacitante, pois consome tempo. É comum ele estar associado à depressão, aproximadamente 75% dos casos, segundo Silva (2004).

Traz grande sofrimento e solidão para o indivíduo, pois ele tem consciência do caráter irracional das suas ações, mas não consegue mudar. Envergonha-se de suas atitudes e procura esconder-se das pessoas.

No TOC, como é popularmente conhecido, os rituais e as superstições estão fora de controle, trazendo sofrimento e prejuízos ao dia a dia do indivíduo. Mas pequenas manias (esquisitices) são algo normal que todos nós possuímos e que não caracterizam um transtorno.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93