Psicologia e Empatia: a importância do Coaching e da PNL
PNL é a arte e a ciência da excelência humana e do sucesso pessoal
Psicologia
05/03/2013
Esta citação coloca a necessidade de aprofundar o conhecimento no tema "Comunicação" em relação à Psicologia, e neste sentido buscar as características e a importância da Empatia relacionando a atuação do Coaching e Programação Neurolinguística - PNL. Neste contexto, o encontro da oportunidade com a preparação abrangem a aprendizagem ininterrupta própria do ser humano em relação a velocidade das informações, contribuindo para uma fusão de conhecimentos e novas tendências no mundo corporativo.
“A Psicologia (“psique”, “alma”, “mente” e “palavra”, “razão” ou “estudo”) é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)”. O principal foco da Psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da Psicologia comparada, também desempenha um papel importante. A Psicologia científica não deve confundir-se com a Psicologia do senso comum ou Psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções que são transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam.
A Psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que é usado. Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem científica e na linguagem comum. A própria palavra "Psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de Psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a Psicanálise ou mesmo Análise do comportamento.
Criar empatia - Rapports Rapport é o Clima de confiança, harmonia e cooperação que se estabelece nos relacionamentos interpessoais. Igualar, ajustar, acompanhar ou espelhar o comportamento (verbal e não verbal) de uma pessoa. Rapport, é um termo muito usado em PNL (Programação Neurolinguística) que significa igualar-se e resume a nossa capacidade de entrar mundo de alguém, é um tema muito utilizado nas grandes empresas, pelos vendedores como uma forma de persuasão como uma forma de obter melhores resultados na comunicação. O nosso sistema neurológico está sempre desperto a tudo, mesmo que conscientemente não nos apercebamos de certas coisas, o nosso cérebro está a registar tudo. Há comportamentos que os outros têm que o nosso cérebro identifica logo como ameaças e outros comportamentos que ele aceita como uma forma de empatia e um pacto de amizade possibilitando a sublimação em um âmbito inconsciente. Rapport representa essencialmente Espelhar e é "copiar" fisicamente os comportamentos da outra pessoa de uma maneira sutil e onde podemos ser surpreendidos ao descobrir que a sua "intuição" ficará mais intensa quando se tornar consciente dos comportamentos e ações que anteriormente não percebia. Espelhar é algo que nós fazemos automaticamente quando estamos em torno das pessoas com as quais nos sentimos confortáveis. Aprender a espelhar de propósito para obter rapport nos capacita a melhorar a nossa comunicação com os demais e a ter o apoio de todos que encontramos para a realização de nossos objetivos e metas. (Fonte: Love Dolphi) Coaching
Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos. (Wikipédia)
O que é Programação Neurolinguística - PNL?
Segundo Flora Victória e Villela da Matta "é a arte e a ciência da excelência humana e do sucesso pessoal, visa potencializar os resultados, o nível de sucesso, realização e plenitude. É baseada na modelagem de pessoas bem sucedidas em suas áreas de atuação, tendo contribuições da neurologia, linguística e computação." Para Robert Dilts, Richard Bandler, John Grinder e Judith de Lozier PNL "é o estudo da estrutura da subjetividade." É um modelo formal e dinâmico do modo como a mente humana e a percepção processam as informações e as experiências, ou seja, é o entendimento e utilização da linguagem da mente. Com base neste conhecimento, é possível identificarem-se as estratégias utilizadas por pessoas bem-sucedidas, aprender e ensinar outras pessoas a fim de facilitar uma mudança positiva e evolutiva, permitindo alcançar os resultados desejados específicos.
Servindo-se dos padrões universais de comunicação e percepção que existem, a PNL propicia reconhecer e intervir em diversos processos, como aprendizagem, criatividade, negociação, vendas, comunicação, relacionamentos, liderança, terapia contra o estresse, boa formulação de metas, gestão de conflitos, superação de fobias, etc. A Programação Neurolinguística foi proposta em 1973, por Richard Bandler e John Grinder, como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neurologia) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal), e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do ser humano. A partir dos seus padrões linguísticos e comportamentais, o Dr. Richard Bandler e o Sr. John Grinder construíram modelos mentais que pudessem ser usados por outras pessoas e aplicaram tais modelos em seu próprio trabalho.
A PNL não é algo "engessado", novas técnicas e modelos foram, e continuam sendo desenvolvidos, construídos com base na representação formal dos criadores desse processo. Pessoas como Virginia Satir (terapeuta familiar), Milton Erickson (médico psiquiatra e hipnoterapeuta) e Fritz Perls (pai da Gestalterapia) utilizaram a PNL e obtiveram resultados excelentes com diversos de seus pacientes. A Programação Neurolinguística é um conjunto de técnicas ajustadas e crenças que seus praticantes utilizam visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".
O foco original da Programação Neurolinguística era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, Gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e, também, objetivando a realização de mudanças.
Para que serve?
A Programação Neurolinguística pode ser usada para desenvolver, de forma rápida e eficaz, processos de aprendizagem e assim, facilitar, por exemplo, superar uma situação de estresse, resolver conflitos e melhorar uma negociação. É um complemento para o desenvolvimento da inteligência emocional.
De que maneiras ela pode contribuir na vida de uma pessoa?
• Aumenta drástica e rapidamente a autoconfiança;
• Melhora as relações interpessoais;
• Desenvolve crescimento pessoal e de carreira para o sucesso;
• Permite obter-se comportamentos mais excelentes;
• Promove mudanças profundas e efetivas;
• Possibilita negociar e resolver conflitos de uma forma positiva.
Alguns exemplos dos benefícios da PNL utilizada em diferentes contextos e situações:
• Psicoterapia: através de suas técnicas, facilita e acelera a resolução de fobias, traumas, estresse, conflitos internos, transtornos de personalidade, esquizofrenia, depressão, compulsões, controle emocional, distúrbios sexuais e dependências de substâncias.
• Esportes: utilizada para melhorar drasticamente o desempenho de atletas de alta performance. No esporte como lazer, contribui para a aprendizagem e otimização dos resultados.
• Empresas: contribui no trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão de pessoas, liderança, motivação, comunicação, criatividade, planejamento estratégico, tomada de decisões, adaptação à mudança, entre outros.
• Desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal: acelera os resultados e melhora a autoestima, assertividade, relacionamentos, conflitos, gestão de crises pessoais, prosperidade, etc.
• Educação: auxilia no ensino-aprendizagem e resolução de conflitos, otimiza e facilita obter resultados da aprendizagem e solucionar problemas, aumenta a criatividade.
Fonte: Thaís Petroff Garcia Psicóloga, Psicoterapeuta, Palestrante, Trainer Executive Coach - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching Sócia-Proprietária da Overview Solutions
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Rosana Aparcida Augusto
Caracteres restantes: Caracteres restantes: - Psicóloga Clínica
- Suplente do Conselho Tutelar no município de Descalvado/SP.
- Capacitada em lideranças comunitárias na Prevenção ao uso indevido de Drogas - Curso de Extensão Universitária EAD promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina e SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93