11/03/2013
Ao longo da vida os sujeitos se tornam capazes de realizar inúmeras escolhas, as mesmas que, serão influenciadas por questões familiares, sociais, culturais e religiosas. Sendo por isso, impossível pensar no ser humano como algo separado da sociedade e de sua história. E uma das primeiras decisões angustiantes e geradoras de muitos conflitos internos na vida de um sujeito ocorre no momento da escolha de um vestibular a se escrever e consequentemente na profissão que se quer seguir.
A Orientação Profissional se preocupa em mostrar aos jovens que eles são capazes de fazer essa escolha sem uma brusca interferência da família, que podem escolher algo que seja gratificante e não tentar suprir com as necessidades familiares muito menos pensar apenas no que lhe dará renome e retorno lucrativo.
Outro fator que influencia na escolha de uma profissão é o fator psicológico, que diz respeito às capacidades do sujeito, suas habilidades, o que ele é capaz ou não de realizar, fazer ou ser e o serviço de Orientação Profissional é de extrema importância para auxiliar esse jovem a perceber quais são suas reais aptidões e motivá-lo com relação a seu poder de realização.
Se existe maneiras saudáveis e mais amenas de passar por um período ou uma fase angustiante na vida de todos nós, por que não usar desta ferramenta? Por vezes, o que falta é uma orientação correta e sem julgamentos para que tudo se resolva mais facilmente e sem prejuízos futuros.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Mariana Pesente. CRP07/21666 Brasileira, 25 anos Palmeira das Missões - RS. Graduada em Psicologia pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI. Especialização em Dinâmicas das Relações Conjugais e Familiares em andamento.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93