A castração e o complexo de édipo

Superego é o resultado final do complexo de édipo
Superego é o resultado final do complexo de édipo

Psicologia

21/03/2013

A castração representa o declínio do édipo no menino, na menina promove a sua possibilidade de entrada no drama edípico. “Enquanto nos meninos, o complexo de Édipo é destituído pelo complexo de castração, nas meninas ele faz possível e é introduzido através do complexo de castração” (FREUD, 1974. p. 318).

Segundo o entendimento de freudiano, não existe uma força que possibilite o efetivo declínio do complexo de édipo na menina. O superego é o resultado final do complexo de édipo. Na menina, há uma estruturação frágil no que tange a moralidade.

“Estando assim excluído, na menina, o temor da castração, caí também um motivo poderoso para o estabelecimento de um superego” (FREUD, 1974, p.223). A castração tem um papel fundamental. A primazia do falo em períodos anteriores ao complexo de édipo permite ambos (menino e menina) temerem, neste momento de castração.

Pellegrino (1987) faz referência ao problema da relação do ser humano com a lei:

Não há dúvidas de que a lei, para ser respeitada precisa ser temida. Neste sentido, para a resolução do Édipo, é necessário o temor à castração, segundo a concepção freudiana. Uma lei que não seja temida – que não tenha potência de interdição e punição – é uma lei fajuta. No entanto, o temor à lei, sendo necessário, é absolutamente insuficiente para fundar a relação do ser humano com a lei (PELLEGRINO, 1987, p. 2).

O Édipo na menina é construído a partir da transformação do objeto libidinal da mãe para o pai. A menina só entra no complexo de Édipo no momento que ama o pai e desisti desse amor – complexo de Electra. A partir da castração, a menina busca o ideal do ego (eu), ou seja, o outro-narcísico demarcado pela castração.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93