Almeida (1998) propõe em seu texto uma leitura do desejo da criança e seu processo de aprendizagem escolar sob a luz da psicanálise. Para abordar o desejo da criança, a autora retoma inicialmente a psicologia, estabelecendo no ensino-aprendizagem uma relação triangular da qual fazem parte o sujeito que aprende, o professor que ensina e o objeto de conhecimento.
Em relação à aprendizagem, é preciso que a criança tenha o desejo de saber, porque é justamente esse desejo que propicia um investimento no objeto de conhecimento. Se existe um desejo de saber, a aquisição do conhecimento se torna uma significação fálica possível. A inter-subjetividade da relação professor-aluno, traz o aluno como falo, como Eu Ideal, submetido à Lei do desejo do mestre.
O jogo de espelho em sala de aula
Para Leite (1993), é através das relações interpessoais que se percebe um jogo de espelhos e identificações. Onde é possível projetar e refletir. O autor descreve a dificuldade encontrada pelos alunos em se identificarem através do educador, porque na maioria das vezes não conseguem nem que este os perceba, impossibilitando a identificação a partir do Outro.
Para psicanálise de Lacan, a identificação com o educador é muito importante para a criança. Se a identificação não se estabelece nas relações com os pais, a criança procura no mais próximo, no caso o educador. O educador tem um papel importantíssimo no jogo das relações. Ele deve ser um espelho para este aluno.
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por Colunista Portal - Educação
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