08/04/2013
Resumo:
Enquanto, nem sempre estamos em contato com a prática, a realidade que nos circunda estudantes de psicologia. Foi possível instigar o tipo de intervenção que é realizado, as dificuldades correntes, o quotidiano da instituição, entre outros fatores que nos remontam para a realidade “escolar”. Dadas as particularidades desta instituição, verificamos o quanto ela é importante como um meio de estimulação para um desenvolvimento psicossocial e intelectual saudável para além do sistema familiar, que aqui nem sempre cumpre as suas funções parentais. Todas as crianças citadas estão utilizando nome fictício.
Caracterização da Instituição:
O Centro de Educação Infantil Mina é uma das várias unidades da Entidade Unas. A unidade é constituída por uma equipa interdisciplinar. Desta forma, o CEI da Mina é constituído por uma vasta equipe de profissionais, nomeadamente: Esta instituição surge como resposta social e pedagógica, que visa integrar crianças que se encontram numa situação de desproteção e vulnerabilidade, promovendo o seu desenvolvimento integral.
O Centro de Educação Infantil se localiza na região da zona sul no bairro São João Clímax no Heliópolis, possui 5 salas de aulas e atende crianças de 0 a 3 anos de idade em um total de 150 crianças. A formação de funcionário constituída e de uma diretora formada em pedagogia, uma coordenadora pedagogia formada, uma cozinheira e duas ajudantes, 2 funcionarias no setor de apoio. A estrutura do CEI e Ampla e arejada possuindo um parque com bastante terra e brinquedos e 12 educadoras. As salas são divididas por módulos, berçário I, Berçário II, Minigrupo e Primeiro Estágio.
Objetivo da Instituição:
A Creche tem como objetivo específico fazer a programação de trabalho visando desenvolver na criança seus aspectos cognitivo, afetivo e motor de maneira interdisciplinar de conhecimento a ser construído pela criança, atendendo assim as crianças dentro de uma proposta sócio-interacionista construtivista nas seguintes áreas de conhecimento: comunicação e expressão; ciências naturais; ciências sociais; matemática; artes; jogos e brincadeiras.
Relatório de Observação:
Foram realizadas duas Visitas a Instituição. Ao chegar à instituição chamei muita atenção das crianças, pois o estagio foi realizado no período da manhã, onde se deu no modulo do primeiro estágio A, são crianças com a idade de quatro anos de idade. Ao entrar na sala as crianças vieram ao meu encontro e fizeram varias perguntas. A professora fez uma roda de conversa na qual participei. Após a apresentação a professora desenvolveu uma atividade a qual já estava programada para o dia. A atividade era relacionada ao dia e a noite em rodada de conversa mesmo a professora perguntou para as crianças como se formava o dia e a noite, teve varias respostas – Emily uma das alunas disse que ela pegou uma escada e colocou a lua lá no céu. Rimos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Minha experiência e voltada para o terceiro setor nas áreas de : Pedagogia Social, Psicologia Social, Educadora Social, Coordenadora Pedagógica Infantil e Projeto, Elaboração de Projeto Sociais. Atualmente Desenvolvo Trabalho Voluntário e de pesquisa No Abrigo Raio de Sol no Heliópolis desenvolvendo um projeto de organização do trabalho do abrigo e treinamento para os Educadores. Psicopedagoga
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93