Sexualidade responsável - masturbação feminina e o tabu cultural

Sexualidade responsável
Sexualidade responsável

Psicologia

20/04/2013

"Não pode! É feio! Isso é coisa de 'mulher da vida'! Mulher de família/de respeito não faz isso! Se fizer, vai perder a virgindade!"

Será mesmo???

Quem de vocês nunca ouviu nenhuma dessas expressões acima? Garanto que a maioria já ouviu pelo menos uma delas... Isso faz parte de um conceito pré-formulado e repassado de geração em geração. Isso faz parte de uma sociedade que se julga igualitária, mas não deixa de ser, predominantemente, machista.

A masturbação masculina já foi considerado um tabu por muito tempo, criando vários mitos a respeito como o fato de crescer pelos nas mãos, dar espinhas, etc... A masturbação feminina segue o mesmo caminho, também é um tabu, mas os principais pontos levantados são HONRA e VIRGINDADE!

Masturbação nada mais é do que uma busca por prazer, na verdade, um "autoconhecimento". Ou seja, apenas aqueles que se masturbam conseguem saber quais são suas zonas erógenas, o que gosta de sentir, de ser tocado, onde ser tocado, como deve ser feito. Esse ''autoconhecimento'' deve ser posto em prática para que, quando você vir a ter uma relação sexual, ou se já tiver uma vida sexualmente ativa, quando estiver se relacionando sexualmente, você, garota, saiba indicar ao seu parceiro o que ele pode, não pode, onde e como ele deve fazer para lhe proporcionar prazer. Afinal, sexo é uma troca de prazeres, deixar que só um o tenha é o mesmo que servir de parque de diversões! Talvez a falta do conhecimento do próprio corpo é que resulte, em muitas mulheres, nessa grande quantidade de mulheres que NUNCA tiveram um orgasmo na vida...

Então, a masturbação feminina é válida sim! E, assim como o sexo, deve ser feita quando a garota sentir vontade, sem pressa, sem agonia, nem pressão externa, sem medo.

Conheça seu corpo!!!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


João Henriques de Sousa Júnior

por João Henriques de Sousa Júnior

Graduado em Administração pela UFPE, Licenciado em Ciências Biológicas pela UPE; Especialista em Ensino de Biologia (UPE), Saúde da Família (AVM) e Gestão Pública (IFPE). Atua atualmente como professor da rede pública estadual em Caruaru/PE, tutor virtual do curso técnico de administração da secretaria de educação do estado de Pernambuco, e professor convidado do curso de administração da FADIRE.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93