Psicologia dos relacionamentos: como evitar crises no relacionamento

Quando o relacionamento não vai bem não adianta fugir
Quando o relacionamento não vai bem não adianta fugir

Psicologia

31/07/2013

A psicologia evoluiu ao longo do tempo em diversas áreas, porém por apresentar uma análise muitas vezes não linear, o parecer da psicologia pode diferir mesmo em cenários aparentemente idênticos. Essa dissonância entre esses diagnósticos possui uma clara explicação: a imprevisibilidade do comportamento humano, apesar da área já possuir uma enorme variedade de padrões de comportamento, o desenvolvimento ou não desses padrões está diretamente correlacionado à externalidades que muitas vezes não podem ser controladas, simplesmente pelo fato de serem meramente interpretativas do ponto de vista da pessoa.

Dentre as áreas que merecem atenção em relação à forma de abordagem e resolução dos problemas, encontra-se a psicologia dos relacionamentos, nessa área diversos valores sociais, morais e emocionais podem entrar em conflito muitas vezes simultaneamente, que torna o quadro mais complexo do que o simples ditado que: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

A necessidade de aperfeiçoar o relacionamento através de terapias que busquem o autoconhecimento e respeito pelas opiniões do parceiro é evidente em uma sociedade cada vez mais distante dos valores familiares, indispensáveis para a construção da personalidade, para a grande maioria dos indivíduos em todo o mundo.

É importante que o casal tenha consciência de quando a relação não vai bem, e não adianta fingir que está tudo bem e que uma hora ou outra a crise vai passar, com o tempo elas só tendem a acumular e tornam o relacionamento cada vez mais insustentável, reconhecer onde você está errando é o primeiro passo.

Em uma relação, as pessoas tem o desafio de encontrar um meio termo entre as exceções que serão abertas em virtude de uma vida a dois e o seu limite de interferência no modo de ser do parceiro, ser um casal não significa que as pessoas devem perder suas personalidades.

Quando as crises enfim culminam com a separação ou traição, significa que o casal não soube respeitar os limites um do outro. Um psicoterapeuta pode indicar quais são os fatores que prejudicam a vida de um casal, mas só a iniciativa de ambos pode reverter uma crise crônica ou um iminente quadro de separação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93