Confiança e acolhimento entre parceiros idosos para uma vida sexual mais ativa

É necessária uma relação de amizade e cumplicidade, para que o casal permane&
É necessária uma relação de amizade e cumplicidade, para que o casal permane&

Psicologia

11/11/2013

A relação importante que pode estar ligada a essa questão da mulher idosa optar nas suas relações por mais companheirismo do que a própria sexualidade, é a dificuldade de serem estimuladas devido às mudanças fisiológicas nesta fase, como já foi discutido em uma parte do nosso conteúdo.

Com as mudanças na rotina do casal quando é chegada a terceira idade, nem sempre é fácil ultrapassar as dificuldades a essas novas adaptações. O tempo mais livre e/ou em casa devido à aposentadoria, as doenças ou até mesmo a invalidez presentes nesta fase da vida, tornam complicada a atividade sexual satisfatória ou até mesmo uma relação conjugal harmoniosa em razão da intolerância entre o casal.

A rotina e a falta de estímulo no convívio do casal vão empobrecendo a vida sexual como explicam Gradim, Sousa e Lobo (2007, p. 209) no relato de um idoso:

“Com a convivência, parece mais dois amigos, dois irmãos, porque vai envelhecendo junto. Não tem mais aquela vibração que tinha no começo [...] aquele amor, aquela coisa. Era muito tranquilo, hoje é uma coisa razoável” (Mariana, 64 anos). (GRADIM; SOUSA; LOBO, 2007, p. 209).


Em relação ao novo perfil dos idosos brasileiros, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2004, p. 31), publicou que entre o ano de 1940 a 2000 houve um aumento na proporção de separados, desquitados e divorciados entre os casais idosos. As mulheres idosas lideraram a proporção de números nestas situações com 11,8% contra 6,2% da população idosa masculina pesquisada.

A incompreensão e o descontentamento do casal idoso diante do desempenho sexual do seu companheiro ou companheira afastam ainda mais a possibilidade de uma sexualidade satisfatória na relação. O estudo de Gradim, Sousa e Lobo (2007, p. 208) realizou entrevista com 18 idosos para conhecer a prática sexual neste grupo, os mesmos referem perceber que algumas mulheres citam as dificuldades relacionadas ao ato sexual como sendo da parte masculina.

Para Vaz e Nodin (2005, p. 331), apesar de existir interesse sexual em várias etapas da vida, a vivência da sexualidade muda com a idade. Na meia idade surgem mudanças orgânicas, psicológicas e no relacionamento conjugal que se refletem no comportamento sexual dos casais.

A compreensão, a aceitação, confiança e apoio do casal a essas mudanças que acontecem no seu parceiro(a) com o passar dos anos são fundamentais para as superações das dificuldades nesta fase.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93