A manifestação da sexualidade no idoso pode ocorrer de várias formas, como abraç
Psicologia
11/11/2013
Mesmo com o avanço da idade e com as limitações, os idosos ainda têm necessidade de afeto e em muitos casos permanece o desejo sexual. Esta fase da vida é limitada devido às doenças, falta de estímulo, insatisfação física em razão das mudanças do corpo, ou também devido à intimidação que ocorre por meio do preconceito da sociedade.
Vários estudos têm demonstrado que mesmo o indivíduo com idade acima de 65 anos pode usufruir de uma atividade sexual satisfatória, desde que esteja estimulado, orientado e confiante.
O homem e a mulher na terceira idade passam por adaptação da sua atividade sexual. Essas adaptações nem sempre são fáceis para o casal idoso, que além das alterações anatômicas como a diminuição da estatura, aumento do tecido adiposo no tronco e também as mudanças fisiológicas próprias do envelhecimento também passam a enfrentar problemas psicológicos como a depressão.
As mudanças, alterações do corpo e da aparência da mulher com o avanço da idade são encaradas muitas vezes por esta classe como perda da sua beleza e de atração. Ao contrário da classe feminina, o homem encara as mudanças sexuais com o avanço da idade como uma das principais frustrações nesta fase.
Vasconcelos et al. (2004 apud FERNADES 2009, p. 2) referem que o processo de envelhecimento é marcado por preconceitos no social, como a incompetência e a impotência sexual vistas na velhice. Segundo os autores, entre tantas exigências que as alterações do envelhecimento enfrentam, o idoso passa por diversas dificuldades para preservar a sua identidade pessoal e a integridade de alguns papéis e funções como aqueles relativos à sexualidade.
Cardoso et al. (2012, p. 35) explicam que a manifestação da sexualidade no idoso pode ocorrer de várias formas, como abraçar, tocar, acarinhar, falar, olhar ou ouvir. Estes atos podem ser tão agradáveis quanto às relações com pênis e vagina, que apesar de serem adequadas na terceira idade, não é o único ato da sexualidade.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93