Epidemiologia dos transtornos associados à saúde mental

Uma variedade de distúrbios psicológicos e comportamentais
Uma variedade de distúrbios psicológicos e comportamentais

Psicologia

26/11/2013

Os transtornos mentais e de comportamento (TMC) consistem em uma variedade de distúrbios psicológicos e comportamentais que acabam interferindo nos processos de relacionamentos interpessoais, de maneira geral os transtornos adquirem um curso previsível baseado em cenários passados. Para que determinado comportamento seja classificado como transtorno é necessário que ele traga algum tipo de prejuízo ao indivíduo, compreender a epidemiologia dos transtornos mais comuns é uma boa alternativa para combatê-los de maneira mais eficiente.



Epidemiologia dos transtornos mentais – fatores de risco

Sexo: os transtornos são mais comuns em mulheres, em especial pela sobrecarga de responsabilidades, violência doméstica, variações repentinas de humor, depressão. Já os transtornos encontrados na população masculina em sua grande maioria estão relacionados ao abuso do álcool e hiperatividade.

Idade: os transtornos em geral aparecem no final da puberdade e começo da fase adulta, alterações hormonais e utilização de substâncias psicoativas funcionam como catalisadores nesse processo.

Etnia: os transtornos mentais possuem maior incidência sobre a população negra, o racismo é visto como um fator que acentua as desigualdades, pressionando mais ainda o indivíduo.

Religião: frequentar a igreja tende a diminuir o consumo de álcool, desse modo às taxas de transtornos relacionados ao consumo desse produto caem drasticamente, em especial em religiões que não permitem o seu consumo.

Relacionamento: indivíduos casados ou em um relacionamento sério possuem menores chances de desenvolver algum tipo de transtorno, viúvos e divorciados por sua vez, são grupos de risco.

Estrutura familiar: ambiente familiar conturbado, ausência de comunicação e perda de familiares próximos são considerados como incentivadores de transtornos.

Situação profissional: o desemprego e as suas consequências (dificuldades financeiras, não aceitação da sociedade e falta de perspectivas) tendem a criar um cenário favorável para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Escolaridade:
na América Latina o nível de escolaridade está diretamente relacionado à incidência de transtornos mentais, em países desenvolvidos a incidência é mais correlacionada à condição financeira.


A análise de determinado contexto social permite identificar as variáveis responsáveis por tornar determinada parcela da população propensa ao desenvolvimento de transtornos mentais. Essa identificação permite estruturar as políticas voltadas para a saúde mental da região de acordo com a epidemiologia apresentada, tornando o tratamento mais eficiente e diminuindo as taxas de incidências através de políticas de caráter preventivo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93