A importância da respiração para a prática do Yoga e para a vida
Yoga ensina a importância da respiração
Psicologia
09/12/2013
Durante o tempo em que pratiquei Yoga com uma professora, aprendi a importância da respiração em minha vida. Em todos os sentidos, respirar da maneira correta me fez muito bem.
Quando nascemos, instintivamente sabemos como respirar de maneira a oxigenar o nosso corpo da forma correta. Respiramos pelo diafragma, ou seja, respiramos pelo nariz, fazendo aquele movimento de subir e descer a barriguinha.
“Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. Este músculo (diafragma) localiza-se entre o tórax e o pulmão. Quando ele é utilizado, o oxigênio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorre a troca gasosa do oxigênio pelo gás carbônico; na saída, o gás carbônico passará completamente pelos pulmões.”
Respirar da maneira “correta” nos ajuda em diversos aspectos de nossa vida. Passamos a raciocinar melhor, temos uma diminuição no estresse, tranquilizamos o nosso emocional, conseguimos até dormir melhor, além de massagear os órgãos do nosso corpo, fazendo com que trabalhem melhor. Lembrando que estes são apenas alguns dos benefícios da prática de respiração pelo diafragma.
O que me fez voltar à prática do Yoga, mesmo que sozinha, foi a falta de equilíbrio que senti, por causa da respiração incorreta.
Abaixo a descrição detalhada dos tipos de respiração usados no Yoga, segundo o site Aruna Yoga:
RESPIRAÇÃO ABDOMINAL: Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Esvazie, completamente, os pulmões e comece a inspirar, expandindo o abdômen. Imagine que o ar preenche essa área. O peito permanece vazio, sem se mover, pois queremos atuar apenas na parte baixa dos pulmões. Faça uma pequena pausa nesse momento. Agora, solte o ar, puxando o abdômen para dentro. Continue respirando assim por cinco minutos. Essa respiração vai oxigenar o cérebro, tranquilizar emoções e pensamentos e, quando praticada à noite, auxiliará a dormir com mais facilidade e a descansar mais durante o sono.
INSPIRAÇÃO ALTERNADA: Una o polegar e indicador da mão direita e com o dedo médio obstrua a narina direita. Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda. Solte o ar pelas duas narinas. Usando ainda a mão direita, obstrua a narina esquerda e inspire pela direita. Solte o ar por ambas as narinas. Repita todo o processo várias vezes. Pratique essa respiração por cinco minutos e termine após inspirar pela narina direita. Esse exercício ativa cada um dos hemisférios cerebrais, sincronizando-os. Use essa respiração quando sentir que seus pensamentos estão confusos ou quando a mente estiver muito agitada.
Sempre ouvimos que antes de tomarmos qualquer atitude, precisamos parar para respirar. Os antigos estavam com a razão.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93