Ansiedade: Até que ponto pensar no futuro é saudável?

Transtorno de Ansiedade
Transtorno de Ansiedade

Psicologia

06/01/2014

Vivemos em uma sociedade onde há uma supervalorização de nossas conquistas. Os resultados de nossos investimentos muitas vezes falam mais do que quem somos como pessoas. Ansiamos pelo futuro e agimos sempre pensando no que há de vir, no que conquistaremos ou não, no que dará certo ou não.


Também vivemos sempre alerta para os perigos devido ao número crescente de assaltos, homicídios, acidentes de trânsito. Há uma constante tensão sobre qual perigo pode vir a nos atingir.


Esse contexto pode propiciar um maior número de pessoas ansiosas, e a principal característica de uma pessoa ansiosa é justamente viver em constante preocupação com o futuro, vivendo em função dele.


Quando nos referimos a um Transtorno de Ansiedade, podemos pensar nessa preocupação de forma muito mais intensa e “negativa”. Um dos principais focos da preocupação de um indivíduo portador de um Transtorno de Ansiedade é relacionado aos perigos que pode vir a sofrer, seja relacionado à saúde, finanças, questões de segurança, ou até mesmo sobre seus relacionamentos interpessoais. Podemos resumir como sendo uma pessoa que não sabe lidar com as incertezas da vida, com a dificuldade de controlar as variáveis do dia a dia.


O que nos leva a definir como patológica a ansiedade é o sofrimento psicossocial da pessoa. Esse excesso de preocupação começa a afetar seus relacionamentos e trabalho, a pessoa muitas vezes não consegue ter momentos de relaxamento, pois vive em constante tensão.
Pais muito exigentes com os resultados dos filhos ou que os superprotegem, podem fazer com que se tornem crianças ansiosas, perpetuando esses sintomas também na adolescência e na vida adulta.


O foco do tratamento psicológico nesses casos se dá principalmente no relaxamento para enfrentar as incertezas e no questionamento dos pensamentos a respeito delas, o quanto são reais ou não. Tornar o pensamento mais condizente com a realidade ajuda a diminuir a ansiedade, fazendo com que a vida seja mais saudável e de qualidade.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eveline Juswiak

por Eveline Juswiak

Psicóloga clínica, trabalha com atendimentos na abordagem cognitivo-comportamental (psicoterapia individual, casal ou em grupo, intervenção em crise, avaliação psicológica). Também tem desenvolvido um trabalho por meio de palestras psicoeducativas através de parcerias com diversos locais, como escolas, clínicas de saúde, e demais interessados.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93