Aspectos do desenvolvimento humano

O desenvolvimento deve ser compreendido como uma globalidade
O desenvolvimento deve ser compreendido como uma globalidade

Psicologia

27/01/2014

O desenvolvimento deve ser compreendido como uma globalidade, porém em razão de sua riqueza e diversidade, é abordado, para efeito de estudo, a partir de quatro aspectos básicos:

Aspecto físico-motor – Aplica-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, a aptidão de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a evolução da coordenação motora da criança nos primeiros meses de vida.

Aspecto afetivo emocional - É a capacidade do indivíduo de um modo particular de integrar suas experiências afetivas. Representa os sentimentos cotidianos que formam a estrutura emocional. A sexualidade e a agressividade fazem parte deste aspecto. Exemplo: Quando sentimos vergonha, medo, alegria entre outras sensações.

Aspecto intelectual – Refere-se à capacidade intelectiva ou a forma que o indivíduo pensa e age para resolver um problema. Incluem os aspectos de desenvolvimento ligados às capacidades cognitivas em todo o seu ciclo de vida. Como quando, por exemplo, a criança de dois anos acha uma solução de buscar um brinquedo que se localiza em algum lugar mais distante ou de um jovem-adolescente que planeja seus gastos a partir de uma mesada.

Aspecto Social – É a forma como o indivíduo se relaciona com outras pessoas. A maneira que reage diante de algumas situações que envolvem os aspectos relacionados ao convívio em sociedade. Exemplo, observar a criança na escola, como se relaciona com os coleguinhas.

Todos esses aspectos estão relacionados entre si, ou seja, um depende do outro. Como exemplo, a criança, que repete o ano, vai se tornando tímida ou agressiva, com poucos amigos. Um dia é descoberto, que ela tinha certa deficiência visual. Quando isso é corrigido, todo o quadro se reverte. O seu complexo de inferioridade declina-se e sua autoestima se eleva. Porém, se não for descoberta a causa do problema, a tendência é da criança regredir (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 1999).

Todas as teorias do desenvolvimento humano partem desse pressuposto de indissociabilidade desses quatro aspectos, mas, podem estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos. Como a psicanálise, toma como princípio o aspecto afetivo-emocional. Já Piaget, parte do desenvolvimento intelectual.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93