Você já ouviu falar dessa palavra? Pois bem, ela consiste na capacidade que a pessoa adquire ao longo da vida, de conseguir expor suas ideais e opiniões de forma clara, sincera, dizendo de maneira espontânea o que está pensando, sentido, querendo e percebendo. Ou seja, é um jeito natural de falar suas opiniões sem agredir ou perder a paciência ou partir para a discussão. Assertividade é defender o seu espaço, seu ponto de vista, suas opiniões, sem se alterar. Você fala e se a outra pessoa discordar, você continua a conversar mesmo discordando, mas sem entrar em conflito.
Conheça o perfil de uma pessoa não assertiva.
Normalmente a pessoa NÃO assertiva, diz SIM, quando sente em seu íntimo, que deveria dizer NÃO. Talvez dizer um NÃO, seja “complicado”. Então, prefere-se dizer SIM, contrariando a si mesmo, com receio de contrariar ao outro. E na tentativa de se evitar uma possível discussão, cria-se uma situação muito pior, pois a pessoa não consegue defender o seu espaço. Então, a pessoa pode agir com agressividade, respondendo de forma pouco polida, causando constrangimentos, sentindo- se arrependida depois e deixando uma forte má impressão a seu respeito. Tudo isso, compromete a qualidade dos relacionamentos tantos sociais, profissionais quanto familiares. A que se deve tal comportamento? O que pode ser feito para melhorar?
Na educação escolar e sobretudo familiar, a criança aprende desde cedo a se expressar de forma a ser aceita, a demonstrar educação, afeição, mesmo não sentindo nada disso. Claro que educação e boas maneiras são necessárias para a formação da pessoa e para o convívio em sociedade. E assim, a criança torna-se um adulto que age com certa passividade, mesmo quando faz-se necessário agir de maneira mais enérgica, mesmo quando precisa defender seus pontos de vistas, expressar verdadeiramente a sua opinião,etc.
Como fazer então para ser uma pessoa assertiva?
A pessoa assertiva consegue se comunicar melhor. A pessoa que age de maneira assertiva entra em contato com a questão a resolver na comunicação e não com a pessoa. Ela não “bate de frente” com a pessoa e sim com o “problema”. A intenção principal é resolver o problema, a atenção está focalizada na solução da questão, da forma mais transparente possível. O diálogo assertivo pode ser com certa seriedade, contudo, sem perder o tom natural e sem agir grosseiramente. Esse tipo de comunicação, é o mais recomendado para quem deseja se expressar bem, fazer-se entender, evitar mal-entendido, conquistar a confiança e o respeito das pessoas. Porque assim, se usa a sinceridade no diálogo com o outro seja ele quem for , reconhecendo e aceitando as limitações da outra pessoa, tudo isso, de maneira calma, espontânea, sem agir agressivamente. Ou seja, a pessoa assertiva consegue respeitar a maneira como a outra pessoa se posiciona. Isso gera confiança, pois fica possível reconhecer a verdadeira intenção de quem fala ( emissor) e de quem está ouvindo, ou seja, recebendo a mensagem ( receptor).
Em uma conversa, a palavra NÃO, sugere a ideia de rejeição e mais uma vez, o adulto, sem se dar conta volta à sua infância. E normalmente não se aprende quando criança, a perceber a palavra NÃO apenas como uma palavra que faz parte do conjunto e que nem sempre sugere a ideia de rejeição pessoal. Porém, quando adultos, dizer NÃO torna-se necessários em muitas situações, isso não quer dizer que se está contra a pessoa e sim, “ contra” a situação. A palavra NÃO dita em hora oportuna é educativa e altamente saudável. Só se aprende a dizer NÃO, quando se aprende a ouvir NÃO. E essas habilidades são passíveis de serem desenvolvidas ao longo da vida.
Faz sentido para você?
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