Anorexia Sexual

Anorexia Sexual é a falta de apetite sexual
Anorexia Sexual é a falta de apetite sexual

Psicologia

23/04/2014

Anorexia Sexual é o termo usado para descrever a falta de apetite sexual em uma relação sexual romântica. Dr. Patrick Carnes, expert americano no tema, define a Anorexia Sexual como um estado obsessivo em que a tarefa física, mental e emocional de evitar o sexo domina a vida da pessoa.


Enquanto que na Anorexia Nervosa a pessoa tem uma preocupação exagerada com a alimentação, na Anorexia Sexual o indivíduo tem uma preocupação exagerada e se esquiva compulsivamente do sexo e tudo que se refere a ele. O sexo se torna um inimigo que deve ser combatido a todo custo. Privar-se do sexo pode fazer com que a pessoa se sinta poderosa e que está se defendendo de toda e qualquer dor.


A Anorexia Sexual pode se manifestar de diversas maneiras:

• Medo persistente de intimidade, contato sexual, prazer sexual, transmissão de doenças, etc.

• Preocupação constante com assuntos relacionados a sexo, incluindo a sexualidade, intenções sexuais, comportamento sexual de outros e sua própria adequação sexual, ao ponto de se tornar uma obsessão.

• Atitudes negativas, rígidas, julgadoras sobre sexo, aparência corporal e atividade sexual.

• Vergonha e repugnância em relação a experiências sexuais.

• Comportamentos autodestrutivos com o objetivo de evitar, limitar ou parar o sexo.


Homens e mulheres podem sofrer de Anorexia Sexual. Vítimas de abuso sexual no passado, rejeição sexual e pessoas com crenças religiosas, culturais ou sociais que envolvem opressão, repressão e abordagens negativas em relação ao sexo estão mais propensas a desenvolver o problema.


Assim como acontece na Bulimia, em que a pessoa ingere grandes quantidades de comida e depois vomita tudo, os anoréxicos sexuais também podem ter períodos de promiscuidade sexual em que transam com qualquer um, usam serviços de prostitutas, sites pornográficos, etc. A Anorexia Sexual pode vir acompanhada de outros comportamentos compulsivos como o abuso de álcool e drogas. Com frequência, os comportamentos sexuais podem vir quando o indivíduo está intoxicado e o medo de intimidade, a defesa e a inibição diminuem.


Muitos anoréxicos sexuais se engajam em relações sexuais, têm relacionamentos amorosos e até se casam, porém, a qualidade da relação tende a estar comprometida pela esquiva sexual de um ou dos dois lados. Podem até se relacionar com viciados em sexo, neste caso, enquanto um perde o controle sobre a sua sexualidade, se engajando em atividades promíscuas, o outro, mantém controle excessivo se abstendo do sexo.


Psicólogos qualificados podem ajudar no tratamento, auxiliando o paciente a entender e a lidar com seus medos, crenças e problemas relacionados à temática sexual e ajudá-lo a desenvolver uma vida sexual e relacionamentos mais saudáveis.


Fontes consultadas:


• http://addictions.about.com/

• http://www.sexhelp.com/

• Livro Sexual Anorexia: Overcoming Sexual Self-Hatred. Patrick Carnes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cristina Me Ling Chen Yamada

por Cristina Me Ling Chen Yamada

Escritora. Formada em Psicologia e Coaching de Bem-Estar e Saúde. Pós-graduada em Dependências, Abusos e Compulsões e Arteterapia. Como escritora, tem como objetivo levar temas contemporâneos ao público de forma franca e humorística, sempre com uma pitada de Psicologia/Autoajuda. Página no Facebook: www.facebook.com/escritoracristinachen. Site: www.cristinachen.wix.com/livros

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93