A importância do diagnóstico de TDAH

Um problema sério que afeta um número grande de crianças
Um problema sério que afeta um número grande de crianças

Psicologia

06/06/2014

O TDAH é um problema sério que afeta um número grande de crianças, tanto do sexo masculino quanto do feminino; e que merece demasiada atenção, pois afeta negativamente a vida de crianças e adolescentes, como por exemplo, o desempenho na escola, as relações sociais, com amigos e também na família. E estes problemas costumam prevalecer durante a vida adulta.


Existem pesquisas que apontam a relação entre o TDAH e outras doenças como a depressão, transtornos de ansiedade e problemas de aprendizagem; e também a dependência de drogas na adolescência e na vida adulta.


Não é fácil diagnosticar o TDAH. Suas principais características são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, porém estes sintomas também podem ser vistos em outras pessoas não portadoras da doença, o que difere a existência ou não do TDAH é a intensidade e a frequência com que ocorrem os sintomas.


As crianças com TDAH possuem uma alteração na função do córtex pré-frontal causada pela falta de dopamina e noradrenalina. Portanto a causa do TDAH pode ser determinada em parte por fatores biológicos e em parte pela aprendizagem, na interação com o ambiente.


O diagnóstico é feito relacionando os sintomas de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade descritos no DSM IV, além de considerar a idade da criança e também se há algum comprometimento em dois contextos diferentes da vida da criança, em casa e na escola, por exemplo. É necessário que a criança apresente 6 ou mais dos sintomas apresentados no DSM IV, por um período de 6 meses ou mais. O diagnostico não pode ser feito sem avaliação da historia de vida da criança e das relações sociais que ela mantém.


Os sintomas apresentados pelo DSM IV com relação à desatenção envolvem:
A frequência com que a criança deixa de prestar atenção em detalhes, erros por descuido em atividades escolares; dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, frequência em não terminar deveres escolares ou outras tarefas, ser facilmente distraído por outros estímulos diferentes quando esta fazendo algo, se esquecer facilmente das atividades diárias, entre outras.


Para a Hiperatividade
: a frequência com que agita mãos e pés e se remexe na cadeira, a frequência que se levanta em situações que deveria permanecer sentado, dificuldade de brincar ou realizar atividades em silencio, se frequentemente fala muito, se a criança parece estar sempre a mil, entre outros.


De acordo com o DSM-IV o TDAH pode ter predomínio de sintomas de desatenção; predomínio de sintomas de hiperatividade e impulsividade; ou pode ser combinado, onde predomina tanto os sintomas de desatenção quanto de hiperatividade e impulsividade.


A importância do diagnóstico do TDAH se deve a necessidade do tratamento para garantir a qualidade de vida da criança.


No entanto, é necessário um diagnóstico preciso para que não se confunda os sintomas do TDAH com características da personalidade da criança. Sendo importante também verificar se os sintomas não ocorrem apenas no ambiente familiar, decorrente de algum problema existente ou na escola devido a um ensino ruim.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Andressa Dummer

por Andressa Dummer

estudante - 3° ano de Psicologia

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