A Repercussão dos Processos Psicológicos das Mães na Gravidez

A gravidez é um período de alterações intensas
A gravidez é um período de alterações intensas

Psicologia

14/08/2014

O desenvolvimento psicológico humano processa-se de forma contínua e dialética, o que torna possível a reestruturação, modificação e reintegração da personalidade, que, segundo MALDONADO (1996) poderia ocorrer por intermédio de duas situações: por uma crise ou por uma transição no cotidiano da pessoa.


A vida da mulher apresenta três momentos ou fases marcantes e intensas, quais sejam: adolescência, gravidez e climatério (MALDONADO, 1996). Estas fases vão exigir uma necessidade de adaptação, reajustamentos interpessoais e intrapsíquicos e mudança de identidade.


Segundo MALDONADO (1996) a gravidez é uma transição normal que faz parte do processo do desenvolvimento, quando acontece a reestruturação e o reajustamento em várias dimensões: mudança de identidade e definições de papéis. A mulher passa a se olhar e a ser olhada de maneira diferente.


A percepção da gravidez pode ocorrer bem antes da confirmação pelo exame clínico e até mesmo antes da data em que deveria ocorrer a menstruação. Não é raro a mulher captar em nível psicológico as transformações bioquímicas e corporais que assinalam a presença de gravidez e expressar esta percepção através de sonhos ou “intuições”. Em contraposição, há mulheres que só descobrem a gravidez no quarto, quinto mês, ou porque têm pouca sintonia com o próprio corpo e negam a existência das transformações da gestação, ou porque na história ginecológica há episódios de amenorreia prolongada, ou porque sangramentos eventuais no primeiro trimestre são confundidos com menstruação.


A partir do momento de percepção, a gravidez inicia uma formação da relação materno-filial. A partir deste momento se instala a vivência básica da gravidez, que é a ambivalência afetiva, onde este fenômeno é significativo. Além desse fenômeno a gravidez implica na perspectiva de grandes mudanças, principalmente as interpessoais e as intrapsíquicas.


MALDONADO (1996) afirma que as interpretações dos movimentos fetais podem ser colocadas dentro de um contínuo geral de despersonificação-personificação. Muitas mulheres jamais conseguem sentir e diferenciar o feto; outras conseguem, com nitidez, perceber a posição dos membros e tronco, à medida que a gravidez avança. Essa ambivalência pode ser manifestada pelo alívio de sentir os movimentos, sinal de que o feto está vivo, e ansiedade quando não detecta os movimentos, surgindo medo de que algo não vai bem. A interpretação dos movimentos fetais constitui mais uma etapa da formação relação materno-filial em que na fantasia da mãe, o feto passa a adquirir características próprias e a se “comunicar” com ela através dos seus movimentos.


Fatores psicológicos podem acarretar complicações durante a gestação, o parto e o puerpério, bem como para o concepto. Particularmente, esses fatores podem ser o estresse vivencial e ansiedade, atuando principalmente durante a gravidez.


A tensão da gestante estimula a produção de determinados hormônios que atravessam a barreira placentária atingindo o organismo do feto em desenvolvimento. Dessa maneira, alteram a própria composição placentária e do ambiente fetal.


Prejuízos na saúde mental da gestante podem também alterar a relação mãe-feto e futuramente o desenvolvimento da criança.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Raphael Zanchetta Alencar

por Raphael Zanchetta Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2009). Especialização em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (2011). Residência Multiprofissional em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (2013). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (em andamento). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Oncológica.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93