RELATÓRIO DE VISITA DO COLÉGIO ANGLO: Observações e produções
Foto do Colégio
Psicologia
11/12/2014
Psicologia Educacional ou Psicologia da Educação é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos.
Diz respeito ao psicólogo educacional analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projetos educativos, bem como desenvolver as capacidades das crianças e adultos com dificuldades de aprendizagem.
Para Martinez (2010), o ambiente escolar não é apenas o lugar onde uns ensinam e outros aprendem, mas também como um espaço social no qual as pessoas convivem e atuam, para isso implica reconhecer a importância da sua dimensão psicossocial. (Martinez, 2010, p.48)
Paulo Freire (1997) aborda os aspectos da relação “educadores – educando”, em que refere a existência de relações centradas unicamente na função do educador e os conteúdos são apresentados como “retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se engendram e em cuja visão ganharia significação” (1997, p. 57), parte do pressuposto de que uma prática pedagógica desvinculada da reflexão, não tenderá a libertação e a transformação da pessoa. Para o autor, compreender a educação como transformação social, pressupõe: ver a pessoa não como um simples reservatório, depósito de conteúdos, mas sujeito construtor da própria história e em consequência, capaz de problematizar suas relações com o mundo; reconhecer as condições sociais, culturais, econômicas dos alunos, suas famílias e o seu entorno.
O Colégio Anglo Balneário Camboriú, uma Instituição de Ensino situada no município de Balneário Camboriú, desde 1997. Atualmente, o Colégio conta com uma equipe de cinquenta colaboradores e quinhentos alunos que frequentam as turmas do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, nos períodos matutino e vespertino. A Instituição tem como missão atender as necessidades da comunidade escolar, visando ser referência em educação aliada à tecnologia digital por gestão inovadora e eficaz, com ética e responsabilidade socioambiental.
A atividade realizada tem como objetivo o trabalho em grupo, vinculado à disciplina educacional, bem como a observação e investigação de campo para entender a relação aluno e professor e a relação aluno e escola.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Fabiana Lenz
Sou acadêmica de Psicologia. Estou no 7º período do curso, sou voluntária do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Também realizo trabalho voluntário no Projeto Terapeutas da Alegria e Mãos de Vida da Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Trabalho na Vice-Reitoria de Graduação da Univali.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93