Como funciona a terapia de casal?
A terapia de casal busca melhorar (ou até resgatar) a comunicação e a compreensão entre os parceiros, já desgastadas com o tempo, mudando o padrão de relacionamento atual. Durante o processo, o casal recebe apoio para manter o relacionamento ou, em alguns casos, chegar a um divórcio “saudável”. É importante ressaltar que, algumas vezes, o problema não está restrito ao casal, envolvendo conflitos com os filhos ou outros familiares dentro de casa.
É comum, por exemplo, que as mudanças nos comportamentos dos adolescentes afetem a dinâmica familiar, mas alguns pais não conseguem lidar com isso. Neste caso, o psicólogo poderá indicar a terapia familiar como opção para melhorar o diálogo e resolver os conflitos existentes.
Qual o momento certo de procurar um psicólogo?
Quando não há mais entendimento a partir do diálogo, e questões simples passam a desgastar demais a relação.
Qual a função do psicólogo na terapia de casal?
Esclarecer conflitos; mostrar ao casal como eles realmente se tratam e se comportam; identificar afetos; lidar com comportamentos agressivos; ajudar o casal a comunicar o que deseja; dar significado para as coisas; passar pela crise para amadurecer o relacionamento. O psicólogo deve fazer, ainda, com que o casal se veja com atenção, respeito e dedicação; deve resgatar o namoro entre os pares; orientá-los a manter uma vida sexual saudável (como no começo do relacionamento); e fortalecer a relação de maneira geral. Lembre-se: A forma de se comunicar é mais importante do que o conteúdo da conversa.
Por que as pessoas se mantêm em relacionamentos ruins?
*Porque repetem, inconscientemente, modelos de relacionamentos ruins aprendidos com os pais e familiares;
*Por dependência (financeira ou emocional), de um ou ambos;
*Porque um parceiro se vê como proprietário do outro, e, por isso, não se dedica no relacionamento; e o outro, por sua vez, aceita a situação para não perder o parceiro;
*Por medo de ficarem sozinhas; de enfrentar as mudanças impostas pelo divórcio; para evitar críticas sociais; etc.
Por que os casais procuram (ou devem procurar) terapia?
*Devido a brigas; tédio; rotina; insegurança; excesso de dependência; desconfiança; falta de consenso; medo de perder um ao outro; perda de respeito;
*Por disputas de poder dentro do lar; problemas financeiros; discordância na forma de educar os filhos;
*Por problemas sexuais (ejaculação precoce; falta de orgasmo; entre outros);
*Para facilitar o processo de divórcio; etc.
Como se vê, há inúmeros motivos para se procurar ajuda de um profissional, e muitos benefícios que podem ser alcançados pelo casal. Saiba que vale a pena procurar ajuda quando o prazer de estar com o outro já não é mais tão intenso, e saber que sua felicidade só depende de você. E você merece ser mais feliz!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Patrícia Jericó de Lima
Cursando pós-graduação em Saúde Mental pela UCDB/ Portal Educação;
Bacharel em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí (2010);
Psicóloga Clínica autônoma desde 2012.
Terapia Cognitiva-Comportamental para adolescentes, adultos e idosos.
Psicoterapia individual, de casal e familiar.
Diversos cursos de atualização e experiência com pessoas com deficiência.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93