Autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos, o quanto nos julgamos capazes e o quanto confiamos em nosso potencial. Desde muito cedo, as pessoas com as quais convivemos, tendem a nos "podar" em termos de criatividade, iniciativa e espontaneidade. Uma das primeiras palavras que nos são dirigidas com muita frequência são os “nãos”.
Diante de tantas normas e regras, vamos limitando nosso campo criativo e passamos a ter comportamentos robotizados. Filtramos nossos pensamentos e só liberamos o que nossa "consciência" considera correto e aceito pela sociedade. Desta forma, aos poucos, vamos minando nossa autoestima.
Outros fatores que contribuem muito para a baixa autoestima, são as frustrações que temos no decorrer de nossa vida pessoal e profissional, a exposição constante a informações negativas e às influências do mercado de trabalho extremamente competitivo e depreciador das qualidades individuais. Desenvolver mecanismos internos para enfrentar situações negativas e reafirmar as qualidades pessoais é importante para preservar a autoestima acima dos fatores externos.
Acompanhe algumas dicas que podem ser usadas para levantar a autoestima e ajudá-lo a superar a sua timidez:
• Evite pensamentos negativos sobre você. Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Todas as noites enumere algumas das coisas em que se destaca. Isto irá reforçar a sua imagem perante si mesmo e, consequentemente, a sua autoestima.
• Transforme os lamentos em decisões. Deixe a atitude passiva de lado e assuma para si a responsabilidade de promover mudanças.
• Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objetivos. Pessoas que buscam a perfeição costumam perder muito tempo e acabam por assistir a vida passar. Metas inatingíveis são o caminho mais fácil para a frustração e uma nova recaída na autoestima.
• Sempre que possível, expresse suas opiniões e desejos. Por outro lado, respeite as opiniões de outras pessoas.
• Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como situações normais. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
• Pequenas atitudes podem significar muito para a melhora da autoestima: um telefonema, uma festa com os amigos, arrumação do quarto, etc.
• Experimente novas atividades e novas abordagens para enfrentar os problemas. Tenha orgulho nas coisas novas que aprende.
• Faça exercícios físicos. Esta atividade pode fazer com que se sinta melhor consigo mesmo.
• Trabalhe seu autoconhecimento questionando sobre seus valores e analisando o que é realmente importante para você. Isto vai ajudá-lo a tomar decisões e mudar atitudes.
• Assuma seus defeitos e aceite-se do jeito que você é. Tente melhorar o que for possível, mas não exagere buscando perfeição em tudo.
• Dê um passo de cada vez. Querer resolver tudo de uma vez, na maioria das vezes, não é uma atitude realista.
• Não caia na tentação do álcool ou das drogas para esquecer os problemas e obstáculos. O melhor é enfrentá-los, sempre de forma otimista.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93