Mudanças na adolescência - A Autoimagem

A questão da autoimagem na adolescência é muito mais complexa do que se imagina.
A questão da autoimagem na adolescência é muito mais complexa do que se imagina.

Psicologia

17/04/2015

A questão da autoimagem na adolescência é muito mais complexa do que se imagina, pois está diretamente ligada aos aspectos físicos, psicológicos e a cultura inserida em nossa sociedade.

Os adolescentes passam por mudanças importantes como o amadurecimento em todos os sentidos, sejam eles, físicos, psicológico ou mesmo social e também o processo de aquisição de uma identidade própria, transpondo a fase da dependência para a independência, na qual o relacionamento grupal fora de casa pode promover alterações importantes quanto à autoimagem nessa faixa etária.

Pode-se perceber que o adolescente enfrenta duas situações básicas em relação à autoimagem: a imagem de seu corpo perante si mesmo e perante os outros.

A influência que a autoimagem exerce sobre os hábitos de saúde dos adolescentes tem sido bastante discutida na literatura, nos centros de pesquisas específicos e com os profissionais da área.

A imagem corporal tem sido descrita como a capacidade de representação mental do próprio corpo pertinente a cada indivíduo, sendo que esta imagem envolve aspectos relacionados à altura e o peso corporal. O esquema corporal é a representação mental do corpo, onde suas sensações sinestésicas e sua aparência física não coincidem com o seu esquema corporal.

Durante a fase da adolescência, é muito comum a preocupação com a aparência física e, sendo assim, a questão corporal é um dos problemas mais preocupantes devido a forte tendência social e cultural em considerar a magreza como uma situação ideal de aceitação pelo grupo em que o adolescente está inserido.

Sabe-se que o adolescente tem pavor de engordar, faz um controle excessivo do seu peso, principalmente as mulheres. Com essa imagem corporal distorcida é muito comum o surgimento dos chamados distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, que poderão ser entendidos melhor posteriormente nesse livro.

O menino por sua vez, além da fuga da obesidade, também não simpatiza com a magreza excessiva, buscando um modelo corporal que envolve um corpo musculoso e bem definido. E, em muitos casos, para se conseguir esse modelo corporal os adolescentes fazem o uso de anabolizantes (Substâncias que estimulam o anabolismo, especialmente o crescimento de massa muscular) ou outras drogas proibidas.

O padrão de beleza está intimamente ligado com a mídia, que muitas vezes produz a ideia do corpo ideal, mesmo que para isso a saúde tenha que ser deixada de lado.

Toda essa pressão pode ser considerada uma devastadora avalanche no adolescente, que além de ter que lidar com as suas mudanças físicas, busca seu ajuste corpóreo de acordo com os padrões de beleza atuais.

O adolescente busca sua identidade e a expõe muitas vezes no seu esquema corporal, sua aparência. Um bom exemplo disso são os cabelos, pois funcionam como um acessório biológico valioso, que tem a capacidade de adquirir a forma que o seu dono desejar, pode ser cortado, tingido, alisado, enrolado ou penteado da forma ou criatividade permitida.

Contudo, a imagem corporal e a autoestima são aspectos fundamentais para que o adolescente possa desenvolver sua capacidade de bem-estar, sendo uma mediadora do comportamento humano.

O adolescente necessita entender então, que o seu corpo está mudando, e que cada um tem uma estrutura corporal própria e que não é chegando aos padrões de beleza atuais que ficará feliz e completo.

A estimulação da prática de uma atividade física regular, diálogos frequentes sobre a imagem corporal e autoestima, de uma forma franca e tranquila poderão ajudar o adolescente. Pois saber os verdadeiros anseios desses, muitas vezes, é fundamental na prevenção de problemas posteriores.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93