Adolescência - Desenvolvimento Físico e Puberal

O adolescente passa por intensas transformações físicas.
O adolescente passa por intensas transformações físicas.

Psicologia

17/04/2015

O adolescente passa por intensas transformações físicas que, geralmente, influenciam no aspecto psicológico. Essa influência acontece devido às alterações físicas estarem ligadas à estética, aos modismos e aos estereótipos da sociedade, principalmente no que se refere à autoestima do adolescente. Essas transformações são diferenciadas para meninos e meninas, amparadas por um forte cunho sexual.

Nessa fase o crescimento do corpo não se faz uniformemente, pois existem contínuas mudanças nos diversos segmentos corporais.

Agora você poderá observar algumas mudanças de ordem corporal, nas meninas e nos meninos:

MENINAS                                                               MENINOS

- desenvolvimento dos seios;                                   - presença de pelos no rosto;

- rosto mais arredondado;                                       - possível aparecimento de acne;

- possível aparecimento de acne;                            - voz mais grave e desafinada;

- pelos nas axilas;                                                    - crescimento das extremidades;

- crescimento dos pelos pubianos;                          - pelos nas axilas;

- braços mais afastados do corpo;                           - pernas e braços mais musculosos;

- quadril mais arredondado.                                    - crescimento dos pelos pubianos.



A maturação sexual do adolescente está intimamente ligada à produção de alguns hormônios.

O hipotálamo, que é a glândula existente no cérebro, promove a produção de hormônios, que são descarregados no sangue e vão exercer sua função fisiológica específica.

Nos meninos, por exemplo, com a crescente estimulação do hipotálamo, a liberação de hormônios como o FSH (Hormônio folículo estimulante) e o LH (Hormônio luteinizante), haverá o desenvolvimento das características sexuais, promovendo principalmente o aumento do tamanho testicular e a produção de espermatozoides em grande quantidade, com a intensa secreção de testosterona (Hormônio esteroide.)

Com a intensa secreção de testosterona, o adolescente terá uma maior síntese proteica e um aumento da massa e força muscular. Com isso, a produção de células musculares é muito maior nos meninos do que nas meninas.

Já nas meninas, com a liberação do FSH e do LH que atuam sobre o ovário, há o início da produção hormonal responsável pelas transformações puberais. Nos ovários, são liberados os óvulos (apenas um por mês), onde a adolescente adentra a um processo chamado de menstruação, que lhe proporcionará a característica da fertilidade.

Também durante essa fase, a gordura subcutânea que é acumulada até os oito anos de idade, tem sua deposição diminuída, coincidindo com o pico de velocidade de crescimento.

Já no final da adolescência há um recomeço do acúmulo do tecido adiposo. Esse pico de velocidade está relacionado ao chamado “estirão de crescimento”, tão comum na criança que adentra a puberdade e depois a adolescência.

Na pré-puberdade a criança cresce aproximadamente 5 a 6 cm em um ano e, na época do estirão, ela passa a crescer em média 10,3 cm/ano no sexo masculino e 9 cm/ano no sexo feminino.

O crescimento começa inicialmente nas pernas e depois no tronco. Isso acontece sempre no sentido distal proximal, ou seja, das regiões periféricas do corpo para o centro, sendo que o primeiro segmento a crescer é o pé, que também deverá ser o primeiro a parar de crescer.

O peso e a altura na adolescência podem ser considerados um resultado das experiências anteriores da vida, nas quais os agravos nutricionais e de outras doenças crônicas podem acarretar deficiências corporais significativas.

Conhecendo essas alterações físicas, passaremos à questão psicológica, pois como já sabemos estão relacionadas entre si, no que diz respeito ao indivíduo que passa pela fase da adolescência.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93