O intérprete deve estar familiarizado com as tradições culturais e místicas.
Psicologia
04/05/2015
Baseadas nas teorias interpretadas por Freud, Jung e Boss, foram construídas as diferentes formas de interpretações dos sonhos.
Essas teorias baseiam-se nas crenças dos intérpretes a respeito de como a mente humana trabalha, o porquê e como os sonhos são criados.
Dessa forma, é importante ter atenção ao escolher o modo de interpretação dos seus sonhos, uma vez que seja imprescindível a identificação das diferenças entre método e teoria e o grau em que esta determina ou influencia o método e a interpretação final.
Veja alguns métodos para interpretações de sonhos:
MÉTODO DE FÓRMULA CULTURAL
1- Este é o método mais antigo. Para utilizá-lo, o intérprete deve estar familiarizado com as tradições culturais e místicas - locais ou mundiais - que estejam relacionadas às imagens e aos temas dos sonhos.
2- Nesse, o intérprete combina suas interpretações com as lembranças da tradição ou com livros sobre sonhos. Assim, o intérprete acredita que tem os conhecimentos especializados em mitos e outras tradições culturais necessários às interpretações dos sonhos.
3- Se os sonhadores estudarem junto aos seus intérpretes terão conhecimentos suficientes para aplicações em seus próprios sonhos. O papel do sonhador é acreditar que as formulações culturais têm significados relevantes na determinação das imagens e dos tipos de sonhos.
4- Assim, esse método é aplicado das previsões mais absurdas até as mais sutis, confortadoras ou enriquecedoras.
MÉTODO DE FÓRMULA PSICOTEÓRICA
1- Este método ocorre quando o analista interpreta os temas e as imagens dos sonhos de acordo com os significados derivados de uma teoria psicológica particular.
2- Esse está ligado ao conhecimento e ao desenvolvimento psicológico do sonhador e exige um sistema de símbolos definidos por alguém que não este.
3- O principal papel do interprete é combinar as imagens dos sonhos com outras e com interpretações teóricas apresentadas pelas escolas de psicologia.
4- Trata-se de um método importante por proporcionar hipóteses, que podem, mesmo que equivocadas, levar o sonhador a posteriores reflexões ou descobertas e as teorias por trás dessas interpretações devem ser razoáveis e aplicadas com cuidados.
MÉTODO ASSOCIATIVO
Neste método, os sonhadores são incentivados a descreverem os pensamentos e os sentimentos que lhes ocorrem em relação aos sonhos, ou seja, as associações ligadas a sua experiência ou aos seus sonhos.
Utilizando esses procedimentos frequentemente, essas descrições serão as associações e projeções mais relevantes dos sonhadores, levando-os a um reconhecimento das ligações entre essas e a sua vida.
Se o sonhador for muito influenciado por uma estrutura teórica em particular, muitas das suas associações serão aceitas, porém outras, que não se encaixam nessa estrutura, rejeitadas.
Se o analista ou o sonhador estiverem atuando como intérpretes, e forem muito influenciados por um sistema de crenças psicoteóricas, as associações poderão ser interpretadas como símbolos, que determinam a aplicação desse método.
E, se nem o sonhador nem o analista forem influenciados por uma psicoterapia limitadora, as associações do sonhador podem levar a um reconhecimento das metáforas dos sonhos e seu potencial poderá ser visto como uma parábola da vida.
Com isso, a forma pela qual os analistas obtêm e utilizam-se das associações será diferente dos manipuladores, uma vez que aqueles sabem como ajudar os pacientes a descobrirem o real significado de seus sonhos.
MÉTODO DE CONCENTRAÇÃO NAS EMOÇÕES
I- Neste método, os estudiosos afirmam que todas as imagens de um sonho são um aspecto da personalidade do sonhador. Sendo assim, incentivam o mesmo a agir de acordo com as imagens dos seus sonhos.
II- Assim, é importante que o analista evite interpretações baseadas em escolas de psicoteoria. Deixando o sonhador livre para descobrir como os sentimentos evocados precisam ser expressos, ou melhor, compreendidos em sua vida quando desperto.
III- Uma das grandes armadilhas desse método é, às vezes, provocar sentimentos extremamente intensos que podem ou não ter relações com os sonhos, gerando assim sofrimentos aos sonhadores sem que esses saibam compreendê-los e o que fazer com eles.
IV- Portanto, para que os exercícios utilizando sonhos e sentimentos façam bem ao sonhador, fazem-se necessários que estes sejam relevantes ao contexto.
V- A habilidade de compreensão é imprescindível para o alcance de novos níveis de consciência e de integração.
VI - Lembre-se, caso seu objetivo seja a interpretação de sonhos, você se desviará dele ao se concentrar em sentimentos tangenciais aos mesmos.
MÉTODO DE PROJEÇÃO PESSOAL
1- Alguns especialistas consideram as interpretações dos sonhos como uma “consulta médica”, portanto, qualquer um que interprete seus sonhos sem conhecimentos dos detalhes dos mesmos e de sua vida tenderá apenas a projetar naqueles seus sentimentos, suas suposições e seus conceitos pessoais.
2- Nesse método, prevalece o estudo em grupo, onde primeiramente o líder deixa claro para os demais, que somente o sonhador tem autoridade para determinar os significados dos seus sonhos.
3- Logo que o sonho é compartilhado, os demais membros do grupo fazem perguntas a fim de esclarecerem alguns detalhes. Após este tempo, o sonhador não fala mais nada, não faz nenhuma associação, nem descrição ou interpretação.
4- Sem contato visual com o restante do grupo, enquanto esses debatem, o sonhador fica sentado e esperando pelas próximas etapas. Os demais membros expõem o que os sonhos significariam se fossem seus, baseando-os em suas vidas, experiências e formulações teóricas e culturais.
5- Depois disso, o líder resume e dá ao sonhador a oportunidade de dizer ao grupo se algumas daquelas interpretações soaram de maneira familiar, ajudando o na compreensão de seus sonhos.
6- Dessa forma, esse modo de interpretação ajuda os membros a se exporem uns com aos outros e, através dos sonhos de outras pessoas, descobrirem coisas importantes sobre si mesmos; o que facilita a abertura, o conforto e a reflexão.
7- É importante ressaltar que essas abordagens são livres de suposições teóricas, restritas e permitem variadas interpretações projetivas.
8- Nesse método, os sonhadores apenas são incentivados a aceitarem as interpretações coerentes, nunca induzidos.
MÉTODO FENOMENOLÓGICO
Medard Boss criou um método para trabalhar com os sonhos de forma a desestimular a referência às teorias psicológicas elaboradas e insistir que o intérprete exerça o papel de instrutor, cuja função é ajudar o sonhador a se concentrar nos fenômenos, ou seja, nas imagens e sentimentos dos sonhos.
Dessa forma, o sonhador é incentivado a reviver e descrever detalhadamente o que acontece nos seus sonhos e como seria estar diante daquela situação.
O objetivo principal desse método é ajudar o sonhador a explorar e apreciar a perfeição da experiência dos sonhos; revivendo e descrevendo as qualidades dos mesmos evitando corrupções por teorias restritivas e mostrando ao sonhador que essas imagens podem torná-lo mais aberto e receptivo a novos modos de ser e a atitudes e sentimentos que nunca experimentará.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93