O homem é um ser que vive em constante evolução, acompanhando o desenvolvimento da sociedade. Ele possui uma tendência natural que, consiste em sair do individualismo, ou seja, o homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja família, escola, trabalho ou outros grupos onde se sinta bem e protegido.
Entretanto, sabemos que a vida em sociedade traz em seu contexto uma série de disputas, pois cada ser humano determina seus próprios desejos e, naturalmente de alguma forma, busca alcançá-los.
Para tanto, basta se socializar com os demais indivíduos da melhor forma possível. Afinal, viver sozinho é algo, praticamente, improvável.
Sentimentos como dignidade, amor, ódio, compaixão, solidariedade, conhecimento, intelectualidade e vontade são apenas alguns exemplos de valores intrínsecos de cada ser humano.
O segredo para conquistar amigos é observar os sentimentos das pessoas e, acima de tudo respeitá-los. Isto é a base para relacionar-se bem com qualquer pessoa.
Como dissemos, para entender o outro, é preciso entender suas próprias necessidades naturais que geralmente são: necessidades fisiológicas e psicológicas.
Necessidades Fisiológicas
As necessidades fisiológicas são as mais simples de serem satisfeitas, são elas:
I - Necessidade de alimento (fome);
II - Necessidades de líquido (sede);
III- Necessidade de sono (recarregar energias);
IV- Necessidade de repouso (atividades relaxantes, recreativas...);
V- Necessidade de atividade (ocupação com atividade produtiva, com utilidade);
VI- Necessidade de abrigo e temperatura (roupas e habitações adequadas);
VII- Necessidade sexual (convivência natural e espontânea com o sexo oposto ou com o mesmo sexo).
Necessidades Psicológicas
As necessidades psicológicas são mais complicadas de serem satisfeitas, e, frequentemente, procuramos satisfazê-las por meio da compra de objetos ou produtos, que nos agradam, sendo elas:
I- Necessidade de afeto (atenção, compreensão, carinho, calor humano, etc);
II- Necessidade de ser aceito (segurança emocional, sentir a aceitação do nosso jeito de ser pelas pessoas importantes da nossa vida);
III- Necessidade de independência (ter opiniões, desejos, ideias próprias, etc);
IV- Necessidade de realização (dos próprios planos e sonhos, etc.);
V- Necessidade de aprovação social ou status (de ser reconhecido e admirado pelos grupos da nossa convivência);
VI- Necessidade de autoestima (gostar de si mesmo).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93