O Uso Do Marketing Pessoal Para Construir Amizades

Não adianta ser comunicativo, ter simpatia e expansividade se não possuir conteúdo.
Não adianta ser comunicativo, ter simpatia e expansividade se não possuir conteúdo.

Psicologia

12/05/2015

Marketing pessoal é uma estratégia desenvolvida de forma individual, cujo objetivo é ampliar contatos interessantes que possam agregar valor tanto em sua vida pessoal quanto profissional, proporcionando maior visibilidade às suas características de modo a propiciar uma aceitação e reconhecimento por parte das demais pessoas com as quais se relaciona.

Outro objetivo do marketing pessoal é oferecer às pessoas maiores chances de conquistarem amigos e até se destacarem no ambiente de trabalho utilizando técnicas e ferramentas adequadas.

Essas técnicas e ferramentas se baseiam em características pessoais, como: educação, postura, etiqueta social, formação profissional, experiências, vestimentas adequadas, comunicação de modo amplo, entre outras.

Porém, não basta apenas conhecer as ferramentas, pois para que as mesmas sejam úteis, é necessário desenvolver, primeiramente, o autoconhecimento. É preciso descobrir quais suas principais qualidades, sua capacidade de atingir os objetivos e o que é necessário para aprimorar todos esses conhecimentos.

Atualmente, o marketing pessoal é uma das ferramentas mais eficientes para divulgar aos seus contatos, seus pensamentos, suas atitudes, a sua forma de se apresentar e comunicar, podendo ser um grande diferencial no momento de conquistar amigos, uma vez que torna mais evidente as qualidades e capacidades de quem o usa.

Entretanto, se para algumas pessoas conquistar amigos é uma tarefa fácil, para outras não é tão simples, uma vez que estas sentem dificuldades em aceitar suas deficiências e corrigi-las.

Assim, para uma pessoa que deseja utilizar-se do marketing pessoal, é necessário considerar como premissa básica dessa ferramenta que: mentira, presunção ou falta de ética, não fazem parte do manual do bom marketing pessoal.


As Competências Fundamentais para o Marketing Pessoal


Geralmente, as pessoas associam marketing pessoal, primeiramente, às características externas, como: postura, aparência, formas de se comunicar e outros requisitos. Apesar desses itens serem efetivamente ferramentas importantes, não constituem garantia de sucesso nos relacionamentos.

As pessoas precisam de uma visão mais ampla dessa ferramenta, integrando suas habilidades internas, pessoais e sua personalidade, associando as técnicas juntamente com os pontos externos, para então vender a sua própria imagem.

Assim como as externas, existem inúmeras competências internas, inerentes de cada indivíduo, que também são essenciais para um marketing pessoal eficiente.

A seguir, destacaremos as competências mais importantes na opinião dos especialistas da área:


Simpatia -
A educação abre as portas e melhora os canais de acesso para a construção de amizades. As pessoas, de um modo geral, gostam de serem tratadas com cordialidade, afetuosidade, e principalmente com educação. Isso certamente vai ajudá-lo a criar uma imagem positiva no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Ações simples como cumprimentar um colega de trabalho, um “bom dia” ou simplesmente um sorriso, somarão pontos importantes para o seu marketing pessoal.

Comunicação -
Ter uma boa comunicação é imprescindível para conquistar amigos. Você precisa ser adepto a todos os tipos de linguagem e usar a que for mais adequada à situação. A comunicação está ligada intimamente ao conteúdo e ao público que o ouvirá, uma vez que além de se expressar adequadamente, é preciso conhecer o que está dizendo; sob pena de ser taxado como o cara que “acha” que conhece tudo, mas sempre fala besteiras.

Conteúdo -
Não adianta ser comunicativo, ter simpatia e expansividade se não possuir conteúdo. Ter conteúdo é possuir conhecimentos fundamentados e mostrá-los de forma natural. Com certeza, esta é uma das competências mais importantes para se ter sucesso no desenvolvimento do seu marketing pessoal. Para adquirir conteúdo ou conhecimentos, a melhor estratégia é adotar o hábito da leitura, diversificando as informações, ampliando o contato com diferentes formas de cultura.

Empatia - É a capacidade de cada pessoa colocar-se no lugar do próximo. Todo indivíduo passa por diversas fases no desenvolvimento de sua personalidade e pode-se dizer que atingiu uma maturidade quando aprende que todos possuem os mesmos direitos e obrigações. Isso é usar a empatia. Quando usar da empatia e colocar-se no lugar de outra pessoa para entender seus sentimentos, pense se gostaria de ser tratado da forma como a vinha tratando. Certamente, se surpreenderá e passará a respeitá-la muito mais e a tratá-la melhor.

Apresentação Pessoal - Como abordado no início deste item, a aparência também é essencial para se praticar o marketing pessoal com eficiência. Para tanto é preciso, antes de tudo, ter bom senso para não se perder no momento de se vestir. Não adianta ter roupas de grifes se você não sabe como usá-las. Neste caso, o melhor a fazer é consultar profissionais especializados, que possam ajudá-lo a ter uma identificação visual adequada.


Como Desenvolver um Bom Marketing Pessoal

A fim de ajudá-lo a desenvolver um bom marketing pessoal, destacaremos dicas e sugestões para que você consiga ter sucesso com a execução dessa ferramenta.

A - Estabeleça seus objetivos a longo, médio e curto prazo;

B- Liste os pontos positivos e negativos que você tem, melhore o que está bom e corrija o que não está;

C- Defina o que de melhor você tem a oferecer, isto será o seu produto;

D- Saiba quem são seus concorrentes e quais características eles possuem;

E- Estabeleça um padrão ético de qualidade;

F- Esclareça o quanto deve ser investido para o desenvolvimento de um projeto pessoal;

G- Verifique qual a melhor forma de mostrar isso para o futuro chefe;

H- Veja qual a melhor maneira de difundir suas qualidades, para que outras pessoas ou empresas saibam que você existe;

I- Trabalhe sua imagem, seja comunicativo;

J- Seja diferente de tudo e de todos, seja o melhor.


Os Dez Mandamentos para um Bom Marketing Pessoal
 

É importante destacar que qualquer pessoa pode usar essas ferramentas para atingir seus objetivos de vida.

O principal diferencial das pessoas bem-sucedidas são as atitudes pessoais e profissionais em relação à vida e os constantes desafios que encontram. Não importa o tamanho ou qual seja o seu sonho, o importante é a dedicação para realizá-lo, pois o sucesso não acontece por acaso: ele é uma opção de vida totalmente planejada.

A seguir conheça os 10 mandamentos do marketing pessoal criados por Max Gehringer, conceituado consultor de empresas:

1° - Liderança - Algumas pessoas têm um poder maior para influenciar as outras, e quando se deseja liderar você precisa primeiro saber o que está fazendo, assim conseguirá se tornar um bom líder.

2º - Confiança -
As pessoas ao seu redor precisam confiar no que você está fazendo. Muitas vezes é na confiança que você conquista um cliente ou, no nosso caso, um amigo.

3º - Visão - É quando você sugere novas ideias e entende o porquê está sugerindo. Muitas pessoas esperam muito tempo para ter uma grande ideia na vida e acaba perdendo a oportunidade de ter uma pequena ideia todo dia.

4º - Espírito de equipe - Você precisa ajudar as pessoas que estão ao seu redor, mesmo que você não seja solicitado. Isso lhe permitirá contar com aquela pessoa sempre que precisar.

5º- Maturidade - É saber solucionar conflitos sem provocar outros. Prefira sempre um bom diálogo, se isso não adiantar, procure alguém com mais competência que você para tomar a atitude correta.

6º- Integridade - É fazer o seu trabalho sem prejudicar o próximo, não seja excessivamente ambicioso a ponto de atropelar quem está na sua frente. Isso poderá prejudicá-lo em um futuro próximo.

7º - Visibilidade - Seja sempre o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisar de um voluntário. Isso mostrará que ele pode confiar em você e sempre que precisar você será o primeiro a ser chamado.

8º - Empatia
- É saber elogiar um colega do trabalho e reconhecer o mérito dos outros. Quando isso acontecer com você certamente se sentirá realizado.

9º - Otimismo - Não seja um otimista sem causa, seja otimista com motivo. A pressão do ambiente de trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são.

10º - Paciência
– Esse é o mandamento mais importante. Não adianta ter todas as qualidades citadas acima, se na hora de se relacionar, não tiver paciência para entender e compreender as limitações dos outros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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