A comunicação é um processo de transmissão de informações.
Psicologia
12/05/2015
A comunicação é um processo de transmissão de informações, onde uma pessoa precisa ser compreendida pelas demais. Caso não haja compreensão, a comunicação será comprometida, ou seja, ineficiente.
Para os estudiosos, a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se transmitir informações e entendimentos entre pessoas. Dentro de um conceito mais atual, além dessa informação ser compreendida corretamente, a comunicação precisa ser clara e objetiva.
Uma boa comunicação é fundamental para conquistar amigos. Ela possibilita a integração de qualquer indivíduo em grupos de relacionamentos pessoais ou profissionais, sendo de grande importância para o desenvolvimento das pessoas e da interação entre elas.
A comunicação pode ser agrupada em dois grandes grupos distintos, a Comunicação Verbal e a Comunicação Não Verbal.
Processo da Comunicação - A comunicação tem períodos diferentes entre si e seu processo é composto por três segmentos: Emissor, mensagem e receptor.
Emissor - É a pessoa que pretende se comunicar com outra por meio de uma mensagem, o qual pode ser chamado de fonte ou de origem.
a) significado:corresponde à ideia e ao conceito que o emissor deseja passar. b) codificador: é constituído pela ferramenta vocal para decifrar a mensagem.
Mensagem - É a ideia que o emissor deseja comunicar para a outra pessoa. a) canal: também é conhecido como veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.
b) ruído: é o problema que tem dentro da comunicação, quando o emissor fala e o receptor não entende o significado.
Receptor - É a pessoa que recebe a mensagem que o emissor quer transmitir.
a) decodificador: é a ferramenta auditiva para entender a mensagem, para que o receptor compreenda o que foi dito.
b) compreensão: é quando o receptor entende a mensagem transmitida.
c) regulamentação: o receptor confirma que recebeu a mensagem do emissor, e apresenta de volta outra mensagem.
Um emissor tem uma ideia (significado) que pretende comunicar. Para isso que serve a ferramenta vocal (codificador), que transmite uma mensagem em palavras.
Essa mesma mensagem é transmitida pelo ar (canal), a qual é interpretada pelo receptor após entender a mensagem pela ferramenta auditiva (decodificador).
O receptor, após compreender a mensagem (compreensão), esclarece ao emissor do seu entendimento (regulamentação). O processo é finalizado e somente podemos dizer que houve comunicação quando ambos entendem o significado das frases.
Ruídos na Comunicação
Todo processo de comunicação tem falhas. No decorrer de seu desenvolvimento, sempre acontecem perturbações que atrapalham a transmissão da informação. A estas interferências, damos o nome de ruídos.
O ruído é identificado na comunicação humana como um conjunto de barreiras, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo: emissor x receptor e vice-versa. Isso quer dizer que nem tudo aquilo que o emissor deseja dizer é necessariamente aquilo que o receptor conseguiu compreender.
Muitas vezes o emissor discorre sobre certo assunto e o receptor entende outro totalmente diferente. Isso é um exemplo de ruído na comunicação.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93