Para conquistar amigos é preciso dispor de habilidades comunicacionais.
Psicologia
12/05/2015
Para conquistar amigos é preciso dispor de habilidades comunicacionais. E, pensando nisso, selecionamos algumas dicas que poderão ajudá-lo a melhorar sua comunicação e consequentemente seu ciclo de amizades.
1) Comunique-se com bastante energia, pois a energia de um bom comunicador é reconhecida pela sua vitalidade e entusiasmo. Se você é uma pessoa que tem energia, com certeza será atentamente ouvida pelos demais.
Você pode demonstrar para as pessoas que tem energia através do seu tom de voz, seus gestos, seu olhar, seus movimentos, etc.
2) Seja uma pessoa simpática, agradável e cativante, uma vez que essas são as principais características da boa comunicação. Essa postura poderá facilitar a solução de uma situação delicada que lhe cause insegurança no momento de se comunicar.
3) Esteja preparado para tudo. Você não precisa deter o conhecimento total e absoluto sobre determinado assunto, mas sua plateia precisa sentir segurança e certeza no que está sendo dito.
4) Esteja confortável. As pessoas à sua volta também se sentirão da mesma forma e isso facilita a comunicação entre as partes.
5) Seja comprometido. Você precisa fazer com que as pessoas percebam o quanto é importante aquilo que está dizendo.
6) Seja interessante. Uma pessoa interessante e que domina vários assuntos, ajuda a aumentar o nível de energia.
7) Utilize sua voz como um instrumento e mantenha condutas físicas adequadas, como: abrir corretamente a boca ao falar, olhar para todos, pronunciar as palavras corretamente, e principalmente, manter um tom de voz adequado. Você pode alterar o seu tom de voz para destacar algo, mas nunca baixo demais ou muito alto, e sempre que for falar algo muito extenso fale pausadamente para que a sua voz se projete até as outras pessoas.
8) Fale sempre com propósito. As pessoas precisam saber o que vai ser dito, para facilitar o entendimento e manter o interesse. Sua fala precisa sempre ter começo, meio e fim, para que se caso alguém chegue atrasado consiga entender o assunto.
9) Essa é a dica mais importante, a autoanálise. Fique atento (a) à sua forma de lidar com você mesmo, preste atenção ao seu corpo, ouça o que você fala, observe suas posturas e gestos, mantenha um contato visual com as pessoas, olhe somente para os olhos delas. Essa ação vai proporcionar autoconhecimento e a identificação de seus pontos fortes e fracos, que poderão ser evidenciados (pontos fortes) ou corrigidos (pontos fracos).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93