Você está satisfeito com o comportamento dos seus filhos, ou não sabe mais o que fazer para que eles mudem?
Você repete todos os dias as mesmas ordens e não tem resultado satisfatório?
O que pode estar errado?
O que mais ouço são pais e mães reclamando dos comportamentos dos seus filhos, que não sabem mais o que fazer, pois, repetem todos os dias as mesmas coisas e não resolve o problema.
Isso despertou minha curiosidade, e comecei me especializar neste assunto de extrema importância, pois a infância é onde tudo começa. É onde começam nossas experiências, frustrações, traumas e a formação da personalidade.
A infância é a fase mais importante, pois tudo que for aprendido nela será levado para vida adulta. O comportamento dos pais, o ambiente familiar, os valores passados são a direção que a criança seguirá pela sua vida. Nesta fase, são criadas as crenças com base no que a criança vê e aprende, principalmente com os pais, que são seus modelos de referência.
Então, se você costuma dizer que fez tudo direito, que sempre ensinou bons valores, acompanhe as dicas que seguem, e procure identificar o que pode estar faltado para ter mais sucesso na educação dos filhos:
Conte sua história para seus filhos
Para que seus filhos se tornem adultos seguros e confiantes, eles precisam saber que os pais, seus heróis, também erram e crescem através disto. É importante saber que os pais também possuem fraquezas e são seres humanos, sujeitos a errar.
Desta forma, as crianças sentem-se mais confiantes e preparadas para enfrentar desafios e frustrações.
Dê amor em vez de presentes
Hoje em dia, tudo é sinônimo de presente. Se passou de ano na escola, se alcançou boas notas, se perdeu um dente, se cumpriu uma tarefa, datas comemorativas, etc. E mesmo assim, os pais estão se queixando cada vez mais que seus filhos não cumprem ordens e estão sempre insatisfeitos. Você já se perguntou porquê?
Talvez já tenham se acostumado a fazer para receber, ou em vez disso, é uma forma de protesto para receber o que eles mais necessitam: amor e atenção.
O mundo ensina a ter e os pais devem ensinar seus filhos a ser.
Para isto, precisam estar presentes, questionar os filhos para que desenvolvam uma visão crítica e conheçam suas forças e limites.
Os comportamentos inadequados imploram a presença dos pais, carinho, atenção. Essa é a intenção positiva por trás da rebeldia, das notas ruins na escola, do déficit de atenção.
Ensine a pensar
Ficar o tempo todo corrigindo e criticando os filhos acaba gerando uma atitude de defesa e distanciamento da parte deles. Eles se tornam mais agressivos e não cumprem o que os pais desejam. Este processo é inconsciente, os filhos não aprendem a pensar sobre suas atitudes e acabam se frustrando, por não saber como agir para agradar seus pais. Então, não há crescimento, há sofrimento e conflito interno.
A melhor forma para formar pensadores, é surpreender. Você pode dizer que o comportamento do seu filho lhe deixou muito triste, e mesmo assim o ama, deixando-o sozinho para pensar sobre isso. Depois pergunte como ele poderia ter agido diferente naquela situação. Assim, estará ensinando seu filho a pensar antes de agir, e haverá crescimento.
Prepare seus filhos para perdas e frustrações
Quando os pais mostram seus fracassos e admitem seus erros para os filhos, eles tomam isto como exemplo e se tornam conscientes da realidade da vida. Pintar um conto de fadas para os filhos, protegendo-os de todos os perigos, acaba por impedir o crescimento, uma vez que para se desenvolver é preciso enfrentar desafios, ter suas próprias experiências, se frustrar e aprender a lidar com estas emoções. A super proteção impede o filho de crescer e aprender.
Seja amigo do seu filho
Você pode ser o melhor amigo do seu filho, desde que desenvolva isto desde sua mais tenra idade.
Dialogar é diferente de conversar. Conversar é você falar o que você pensa. Dialogar é questionar seu filho sobre sua vida, suas dificuldades e frustrações, seus desejos e fazer perguntas a ele para que possa se conscientizar e encontrar as respostas. Você pode inserir sugestões contando sua própria história. Conte histórias de como você superou seus desafios e dificuldades. Assim, estará nutrindo a personalidade, ensinando a pensar e preparando para lidar com futuras frustrações, afinal os pais não estarão sempre ao lado dos filhos.
Invista no seu filho
Este investimento não se trata necessariamente daquele que envolve finanças, e sim, o investimento do seu tempo, amor, paciência.
Adultos seguros, confiantes e equilibrados são resultado das sementes que foram plantadas em sua mente na infância.
Que sementes você tem plantado em seus filhos?
Que frutos que ver florescer quando seus filhos crescerem?
Tudo isto depende de como você irá se dedicar ao plantio e da forma que será semeado.
Estas seis dicas, são apenas uma pequena parte do que pode ser melhorado, e se você começar experimentando estas pequenas mudanças, verá que pode realizar muito mais por você e pelos seus filhos.
Experimente! Se não está gostando do resultado que está tendo, mude suas estratégias!
O início do caminho já lhe foi dado, o resto depende de você!
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Jaqueline Moesch
Graduada em Sistemas de Informação pela ULBRA. Especialista em Gestão e Governança de TI pela UPF. Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Profissional Licenciada em Programação Neuro-Linguística pela NLP. Pós Graduadanda em Psicologia Multifocal pela FEAD. Atua com atendimento de Coaching com PNL, Coaching de Carreira e Life Coaching com ênfase em Coaching para Pais.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93