Os filhos recebem o conforto conquistado pelos pais.
Psicologia
04/09/2015
A família dos dias atuais tem características distintas das famílias de algum tempo pela própria transformação social. Mudanças que foram inseridas no setor econômico nacional e que, refletem diretamente na cultura da sociedade.
Com o tempo as famílias tiveram que se adaptar as necessidades sociais como, por exemplo, o homem deixar de ser o único responsável financeiro pela família. A mulher entrou no mercado de trabalho tanto para ajudar ao marido, tanto pela necessidade de mercado no cenário nacional.
A partir disto, os dois juntos conquistam mais bens e conseguem mais conforto para a casa e para sua família, como prega o capitalismo, que se deve consumir para ter prazeres na vida. Com isto gera-se um ciclo vicioso de sempre buscar mais e para isto tem que trabalhar mais.
Desta forma o cultivo familiar também teve que se adaptar. Os filhos recebem o conforto conquistado pelos pais. Dai vem a questão da utopia. Somente o conforto conquistado pelos cônjuges educa? Isto gera personalidades socialmente aceitas? Claro que não!
Com tudo isto, os reflexos caem diretamente nos filhos. São educados de forma corriqueira pelos genitores, que por sua vez sempre estão cansados e sem tempo, ou seja, uma educação incompleta que é acrescida de presentes para suprir a falta da presença.
No universo escolar, existem regras, limites e figuras de autoridades, nas quais os pequenos não estão habituados e surgem as primeiras dificuldades e crescem as preocupações e angustias dos pais em relação ao futuro profissional do filho, já que o importante na vida é trabalhar e ser bem sucedido.
A educação dos avós, que não são os pais, mas a crianças tomam estes como referência, também são possíveis geradores de conflito na formação do sujeito e de todos inseridos.
Creio que, como na grande maioria, os problemas surgem na vida escolar da criança, deveriam ter mais programas efetivos de educação familiar, esclarecendo qual o papel da escola, o papel dos pais, o papel dos avós e demais cuidadores das crianças.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Fernanda Mayra Batista
Psicóloga graduada pela UNIPAC Bom Despacho - MG;
Pós graduada em Psicologia do Transito pela FUNED - UEMG em Divinópolis - MG;
Pós graduanda em Psicopedagogia pela UCDB - Portal Educação;
Psicóloga Perita Examinadora da clínica credenciada ao Detran-MG;
Psicóloga Escolar e Orientadora Vocacional de alunos vestibulandos no instituto APROVA PRÉ VESTIBULAR.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93