Quando tudo parece perdido

Quando tudo parece perdido
Quando tudo parece perdido

Psicologia

05/10/2015

A humanidade nunca esteve tão conectada e, ao mesmo tempo tão distante.


Parece frase feita, algo que todo mundo já está cansado de saber, mas não é tão simples assim compreender o que está acontecendo conosco.


Resumindo, estamos muito sozinhos e nos conformamos com isso. Achamos que sempre foi assim.


O nosso sonho sempre foi quebrar barreiras, e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Conseguimos alcançá-lo, mas não estamos sabendo lidar com toda essa tecnologia.


Somos a geração das respostas prontas, leituras curtas, discussões engessadas e quase sem nenhuma quebra de paradigma. Ou seja, somos muito chatos!


O que pode estar faltando, é a Inteligência Emocional, pois estarmos virando robôs não nos garante um futuro melhor do que o que tivemos em séculos passados.


Precisamos encontrar o caminho da Conexão Emocional, da verdadeira Empatia Universal, quando enfim, poderemos realmente sentir o que o outro está sentindo e mais do que isso, passaremos a nos incomodar verdadeiramente com o seu sofrimento.


Aceitar a diversidade, não é o mesmo que conviver, lidar, trabalhar, resolver as questões ligadas à adversidade.


Chegamos a um ponto evolutivo, onde não temos outra coisa a fazer, além de aprender a viver em Sociedade Global e a respeitar a natureza, que está cobrando a conta neste exato momento.


O preço da evolução (necessária) é a sensação cada vez maior de incerteza sobre o futuro, de angústia crescente, de medo, de melancolia e de depressão.


Estar atento ao que nos rodeia, ajuda a indicar o melhor caminho a seguir. De preferência, através da ajuda de profissionais da área de saúde mental, pois eles podem indicar o melhor atendimento e tratamento, visando recuperarmos a nossa saúde.


Além dos profissionais pagos, existem associações sem fins lucrativos e clínicas das faculdades de psicologia, que podem ajudar a quem precisa.


Não podemos deixar pra lá, pois o momento agora é de rever os conceitos e buscar uma forma de encontrar o equilíbrio.


Quando tudo parecer perdido, pode ser o momento de se colocar em posição de receber da vida. Receber para aprender a dar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cristiane Almeida Prado

por Cristiane Almeida Prado

Cristiane Almeida Prado Formada em Psicologia no ano de 2004

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93