TOC invade a mente do indivíduo

As obsessões mais comuns envolvem a preocupação excessiva com sujeira, germes ou cont
As obsessões mais comuns envolvem a preocupação excessiva com sujeira, germes ou cont

Psicologia

20/04/2009

Você já ouviu falar em TOC? TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos são ideias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia. Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).


A pessoa é denominada por pensamentos desagradáveis que podem possuir conteúdo sexual, trágico, entre outros que são difíceis de afastar de sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos. O TOC é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.


De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez causas mais importante de comprometimento por doença. Além da interferência nas atividades, os Sintomas Obsessivos Compulsivos (SOC) causam incômodo e angústia aos pacientes e seus familiares.


As obsessões mais comuns envolvem a preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação; dúvidas; preocupação com simetria, exatidão, ordem, sequência ou alinhamento; pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas; pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios, relacionados a sexo (comportamento sexual, violento, abusar sexualmente de crianças, etc).


No que diz respeito às compulsões ou rituais, são comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessões, ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. Os exemplos mais comuns são lavar as mãos, fazer verificações, contar, repetir frases ou números, alinhar, guardar ou armazenar objetos sem utilidade, repetir perguntas, etc. As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93