Os maiores agentes da confusão mental dos idosos não são os tumores na cabeça ou ainda Mal de Alzheimer. Ao contrário do que muita gente pensa, os maiores causadores desse problema são: a diabetes descontrolada, a infecção urinária e o “esquecimento” por parte da família. Somente exemplificando o último item, a família passa a tarde inteira fora de casa, e o idoso permanece sozinho.
Com certa frequência, os mais antigos deixam de tomar líquido simplesmente por não sentirem sede. Quando não tem ninguém em casa para lembrá-los, eles acabam se desidratando, isso porque o corpo dos mais velhos possui pouco mais de 50% de água, bem diferente dos adolescentes e jovens, que possuem 70%, e mais distante ainda da realidade dos bebês, que possuem 90% de água. Isso pode afetar todo o organismo, causando confusão mental abrupta, queda da pressão arterial, batedeira (aumento dos batimentos cardíacos), dor no peito, coma e nos casos mais graves, até a morte.
O ser humano possui sensores de água em várias partes do corpo. São eles que verificam a quantidade de líquido presente no organismo. Quando estes percebem que têm pouca água, imediatamente enviam uma informação para o cérebro que aciona o sentido de sede. A baixa quantidade de água no organismo significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede acabam sendo prejudicadas.
Por isso é preciso estar atento. É importante que o idoso beba bastante líquido (água, suco, chá, leite ou ainda frutas ricas em água como melancia, melão, e outros) no intervalo de duas horas. Além disso, também é valida a atenção da família. Oferecer constantemente líquidos aos mais velhos pode fazer a diferença.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93