Musicoterapia pode auxiliar em tratamentos neurológicos

A música tem sido usada cada vez mais em tratamentos
A música tem sido usada cada vez mais em tratamentos

Psicologia

03/11/2009

Uma das formas de se tratar problemas de ordem física ou mesmo emocional e mental é a técnica de musicoterapia. A música tem sido usada cada vez mais como tratamentos alternativos e terapêuticos.

Crianças que apresentam algum atraso motor, geralmente causado por uma complicação neurológica, podem receber tratamento com o estímulo de música que pode surtir um bom efeito, porém não é capaz de curar o distúrbio em si.

A Musicoterapia e a Música como terapia são duas técnicas boas e que trazem bons resultados, no entanto, é preciso que as técnicas sejam aplicadas de forma correta em casos em que realmente são indicadas e não de forma indiscriminada e corrompida como têm sido feitas por alguns profissionais.

“A musicoterapia bem aplicada, pode auxiliar no tratamento fonoaudiológico de crianças com sequelas neurológicas, porém, é importante salientar que musicoterapia não é apenas ligar uma música e deixar o paciente ouvir, existe um objetivo direcionado e técnica específica para sua utilização”, ressalta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93