Estudo recente mostra que tratamento de Alzheimer pode ter auxílio do café

Por enquanto, a pesquisa só foi realizada em camundongos
Por enquanto, a pesquisa só foi realizada em camundongos

Psicologia

04/11/2009

O café é conhecido por tirar o sono de muitas pessoas, porém, estudo recente descobriu outra função do produto: ajudar no tratamento de Alzheimer. Por enquanto, a pesquisa só foi realizada em camundongos e mesmo assim já deixou os pesquisadores animados.

Segundos os especialistas, a ingestão de cafeína levou à redução de níveis anormais de placas amiloides, ou seja, depósitos de proteínas que danificam nervos no cérebro e são características da doença.

O atual estudo tomou como base, trabalhos feitos anteriormente pelo Centro de Pesquisa sobre a Doença de Alzheimer da Universidade do Sul da Flórida, nos EUA. O consumo da cafeína no início da vida adulta pode prevenir a manifestação de problemas de memória em camundongos modificados geneticamente para desenvolver sintomas de Alzheimer quando idoso, diz a pesquisa.

“Tão importante quanto desenvolver alternativas para o tratamento do Alzheimer é fazer com que toda a população tenha acesso a este tratamento, preferencialmente proporcionado pelo poder público federal”, enfatiza a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93